Casa Pueblo – Uma Casa Bela e Única

postado em: Arquitetura, Decoração | 0

A Casa Pueblo é um dos pontos turísticos mais interessantes e belos do Uruguai, próxima a Punta del Este (apenas 13 km).  Foi construída pelo artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró e é sua antiga residência de verão.

casa-pueblo-mar

Apesar de não ser arquiteto, ele projetou a casa a medida que ela foi sendo construída com um design semelhante ao das casas do mediterrâneo. Mas sempre quando questionado sobre sua inspiração para a casa, ele se referia ao pássaro forneiro, um pássaro típico do Uruguai, também conhecido como joão-de-barro.

Tanto dentro quanto fora, a casa possui o mais puro branco. Porém, ao entardecer ela cria o mais belo tom de rosa com o contraste do sol.

 

  • Como a Casa Pueblo foi Construída?

 

A ideia e a construção desta mega-casa não veio de uma vez. Tudo foi feito em várias etapas.

Vilaró não dispunha de todo o dinheiro para comprar um terreno de 40 hectares, por isso fez uma sociedade com várias pessoas para conseguir o valor necessário para comprar o terreno.

Após isso, foi construída uma casa de lata. Pouco tempo depois construiu uma casa de madeira, conhecida como LA PIONERA.

A casa de madeira (La Pionera) logo se tornou muito pequena para armazenar todo o material de Vilaró, então surgiu a ideia de construir uma casa bem maior. Assim começou a construção da Casa Pueblo como a conhecemos hoje. Não houve uma planta para ser seguida, ela simplesmente foi sendo construída de dentro para fora, até se tornar esta bela casa e obra de arte.

casa-pueblo-construção-vilaró

Com a ajuda de vários pescadores amigos de Vilaró, a Casa Pueblo foi equipada com várias portas, janelas e objetos antigos de fácil acessibilidade.

Essa mega construção foi levantada respeitando as linhas da natureza em sua volta. Sua construção começou em 1.948.

 

  • Tempo de Construção

A Casa Pueblo é uma estrutura monumental.  É mundialmente conhecida como “escultura para habitar”. A estrutura é tão grande que demorou mais de 3 décadas para ser construída. No total foi um pouco mais de 36 anos de construção.

 

  • Quantidade de Quartos e Cômodos

Existem mais de 50 quartos, 1 hotel chamado Hotel Casapueblo ou Club Hotel Casapueblo, 1 museu (o mais famoso museu de Punta del Este) Taller de Casa Pueblo, 1 galeria de arte, 1 restaurante Las Terrazas (Os Terraços) e a própria residência de Vilaró.

casa-pueblo-por-do-sol

 

  • Entretenimentos na Casa Pueblo

 

Cerimônia do Sol

É uma cerimônia que é realizada no terraço da casa todos os dias ao entardecer desde 1.994.

Essa cerimônia é um agradecimento e uma grande admiração que o artista tinha pelo Sol.

casa-pueblo-sol

Abaixo está um trecho da narração da cerimônia:

 

“Chau Sol…! Te quiero mucho…

 

Cuando era niño quería alcanzarte con mi barrilete. Ahora que soy viejo, sólo me resigno a saludarte mientras la tarde bosteza por tu boca de mimbre.

 

Chau Sol…! Gracias por provocarnos una lágrima, al pensar que iluminaste también la vida de nuestros abuelos, de nuestros padres y la de todos los seres queridos que ya no están junto a nosotros, pero que te siguen disfrutando desde otra altura.

 

Adiós Sol…! Mañana te espero otra vez. Casapueblo es tu casa, por eso todos la llaman la casa del sol. El sol de mi vida de artista. El sol de mi soledad. Es que me siento millonario en soles, que guardo en la alcancía del horizonte.”

 

Museu Taller de Casapueblo

casa-pueblo-museu-taller

O museu funciona no centro da construção. É aberto 365 dias por anos das 10h da manhã às 18h. Lá se encontram vários trabalho de Carlos Paez Vilaró.

Além das obras e trabalhos de Vilaró, estão disponíveis para os visitantes muitos souvenirs do local.

 

Entretenimentos para hóspedes do Hotel Casapueblo

casa-pueblo-piscina

Os hóspedes da Casa Pueblo contam com atividades para vários gostos e idades. Entre eles estão:

Hipismo, golfe, esqui aquático, tênis, atividades recreativas, natação, jet ski, spá, piscina aquecida, hidromassagem, sauna, ginástica, atividades aeróbicas, passeios locais e muito mais.

 

Carlos Paez Vilaró, o artista e arquiteto responsável pela Casa Pueblo viveu seus últimos anos em sua tão preciosa obra e há pouco tempo faleceu aos 90 anos.

Com as própria palavras de Carlos Vilaró, a Casa Pueblo é “Uma Homenagem ao Sol e uma oferenda à Mulher”.

 

Ao visitar o Uruguai, não se esqueça de colocar no roteiro uma visita a bela e única Casa Pueblo.

 

Confira as Construções Mais Esquisitas, Criativas, Bizarras e Engraçadas do Planeta:

 

 Quer Receber Novos Conteúdos por E-mail? É Simples!

Toda semana um novo conteúdo estará disponível para os leitores que seguem nosso blog (é gratuito). Para seguir nosso blog, basta clicar na aba Siga O Dicas Arquitetura que fica no canto inferior direito de sua tela, colocar seu e-mail e EnviarPronto, você estará seguindo o Blog.

 

  • VEJA TAMBÉM:

Precisando de Um Arquiteto?

Ideias de Decoração Para Casa de Aluguel

Os 10 Jardins Mais Bonitos do Mundo

Dicas Arquitetura
Seguir Dicas Arquitetura:

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura