Como Construir um Lago no Jardim

Um Laguinho de Jardim dá uma dimensão única à casa e ao jardim onde se encontra. Valoriza o ambiente e traz uma enorme sensação de paz, tranquilidade e a beleza da natureza ao seu lar. Por isso muitas pessoas fazem deste sonho uma realidade.

Construir um Lago no Jardim

 

Como Construir Um Lago no Jardim?

Materiais Necessários para Construir Um Lago no Jardim:

  • Revestimento com Plástico Especial ou Lago pré-fabricado

Caso opte por um revestimento com plástico, compre com proteção UV e comprimento bem maior que o lago, pois as bordas do lago serão cobertas por ele. São mais adequados para laguinhos de jardim maiores. Esse tipo de plástico é resistente a rachaduras e desgaste causados pelo sol.

lona de lago

 

  • Vantagens:
  • Permite se adequar a forma e tamanho ao gosto de cada pessoa

  • Material mais barato

  • Desvantagens:
  • São menos resistentes que os pré-fabricados

 

Já o Lagos pré-fabricados são menores, porém, muito mais resistentes e duráveis, pois o material é extremamente resistente.

lago artificial

  • Vantagens:
  • São muito resistentes

  • Variedade de modelos prontos

  • Desvantagens:
  • São pequenos

  • Material mais caro

 

  • Areia

Após cavar e desenhar a forma do lago, a areia será usada com o objetivo de compactar o terreno no interior do lago para posteriormente colocar o revestimento plástico ou o lago pré-fabricado. Ela também evitará que raízes possam perfurar o lago artificial.

areia água

 

  • Bomba

O objetivo da bomba é fazer com que a água não fique parada. Isso evitará que apareçam pragas como mosquitos. A bomba também fará com que a água circule por fontes e cascatas. Lembre-se de adquirir uma bomba de acordo com o tamanho e necessidade do lago.

  • Filtros

Pode não parecer, mas os filtros contribuem e muito para a aparência de seu laguinho de jardim. Eles são responsáveis para tirar resíduos da água e objetos que podem entupir a bomba.

  • Enfeitar do Seu Jeito

Pedras, Plantas, Luzes e Peixes.

Planejamento e Execução ao Construir um Lago no Jardim

  • Localização do Laguinho Artificial

A primeira coisa a se pensar é a localização do laguinho artificial. Dê preferência a locais bem abertos onde haja incidência direta de luz solar boa parte do dia. Evitar construí-lo perto de árvores, pois as mesmas podem sujar ou até mesmo danificar o lago com as folhas e frutos que caem (pois apodrecem e contaminam a água), e podem até mesmo vir a danificá-lo com o crescimento das raízes ao longo do tempo.

escolher o lugar

Outro ponto a ser lembrado ao construir um lago no jardim é a proximidade a uma tomada. Lembre-se de que uma bomba e um filtro estarão funcionando com frequência. Opte por construí-lo próximo de uma tomada elétrica. Caso queira construir um lago no jardim mais distante, lembre-se de adaptar uma extensão até uma tomada.

 

  • Tamanho e Profundidade do Lago Artificial

Avalie o tamanho do lago e profundidade de acordo com o objetivo do lago. Caso o objetivo seja colocar peixes, alguns cuidados devem ser tomados. Dentre os cuidados mais comuns é a necessidade da profundidade ser superior a 50 centímetros. Pois a partir desta profundidade os peixes estarão na água com uma temperatura mais adequada e oxigenada. Lagos rasos elevam a temperatura da água, que por consequência perdem oxigênio, o que leva a morte dos peixes com frequência nestes tipos de lagos.

fazer buraco lago

 

  • Construção do Laguinho Artificial – Mãos à Obra!

Há duas maneiras de se construir um lago no jardim, com os lagos pré-fabricados ou com os de revestimento com plástico especial (lona plástica especial).

Após cavar o lago e cobrir o fundo com areia e compactá-la, escolha o local onde ficará o filtro do lago e demais equipamentos e instale-os. Então, siga os passos a seguir de acordo com o tipo de lago que escolher:

  1. Lago de Revestimento Plástico com Proteção UV (Lona):

Coloque o revestimento plástico no buraco cavado e deixe boa parte da lona para fora. Apoie pedras ou tijolos sobre as extremidades da lona. Tire as pedras que ficaram sobre as bordas do revestimento plástico e cubra essas bordas com a mesma terra retirada do buraco.

lago lona

  1.  Laguinho de Jardim Pré-fabricado:

Encaixe o lago pré-fabricado no buraco e preencha com terra nos cantos entre o lago pré-fabricado e o buraco.

lago pré moldado

Após a instalação do filtro, da bomba e do lago (de lona ou pré-fabricado), teste para ver se não há vazamentos e se tudo está funcionando perfeitamente. Pois caso haja algum problema, não precisará destruir o lago, apenas consertar de maneira simples e rápida.

Dicas Para Deixar Seu Laguinho mais Belo:

  • Luzes – Não há nada mais belo do que um laguinho de jardim à noite sendo refletido por luzes estrategicamente posicionadas. Invista nestas luzes, pois elas o deixarão tão belo quanto durante o dia.

iluminação lago

 

  • Cascatas – O som da água caindo é música para os ouvidos, principalmente para pessoas que têm um ambiente de trabalho desgastante. Agora imagine este som somado a elegância e beleza de uma bela cascata enfeitando seu laguinho. Cascatas são ótimas, pois além de combinar com o lago, também trarão muita harmonia com o jardim ou quintal. Também é muito benéfica por providenciar oxigênio à água corrente.

Construir um Lago no Jardim lindo

 

  • Pedras – Trazem contraste de cores com o lago e plantas. São fundamentais para o desenvolvimento de micro-organismos necessários crescerem. Quando posicionadas na lateral do laguinho, funcionam como uma espécie de filtro, pois impedirão que terra, folhas e alguns tipos de insetos turvem a água. Após construir um Lago no jardim, quanto mais pedras tiver, maior será a qualidade da água do lago artificial.

filtro para lago

pedras para laguinho

 

  • Plantas – Coloque plantas ao redor do lago artificial. Estas plantas à medida que vão crescendo impedem que terra caia dentro do lago artificial. Como consequência a água ficará mais limpa, o filtro menos sujo e o laguinho muito mais bonito e harmonioso.

Algumas plantas aquáticas são excelentes opções para dar vida ao ambiente e trazem um ar de natural ao construir um lago no jardim.

Algumas dessas plantas são:

Aguapés – é uma planta flutuante. São excelentes para a desova dos peixes do laguinho.

Construir um Lago no Jardim plantas

Valisnéria – são plantas submersas.

valisneia

Ninféia – planta submersa com folhas emersa.

planta

Lírio do Brejo – é uma planta palustre.

plantas para laguinho

Após deixar o Laguinho do seu jeito, é hora de colocá-lo para funcionar. Esta parte é muito importante. Jamais encha o lago artificial todo de uma vez. Deve enchê-lo em três etapas. Encha o primeiro terço e aguarde de 1 a 2 dias, em seguida o segundo terço do lago e aguarde novamente mais dois dias e finalmente complete o terço final de água. Isso é necessário para que a terra e os demais materiais se adaptem à pressão exercida pelo líquido do lago.

encher lago artificial

Lembre-se de colocar a água com muito cuidado para não danificar os arranjos mais frágeis. Dê preferência a mangueiras com pouca pressão ou baldes.

 

Agora é hora de colocar os peixes!

Seguindo todos os passos acima ao construir um lago no jardim, ele estará pronto e muito bonito. E para dar um toque de natureza e ficar mais paradisíaco, adicione PEIXES PARA LAGO! Eles dão cor, movimento e graça ao seu lago artificial.

Quais peixes posso usar no lago artificial?

Os seguintes peixes são ideais, pois são muito resistentes à doenças e temperaturas muito baixas ou altas.  Toleram temperaturas entre 5 a 28°C.

Carpas – Carpas precisam de pelos menos 80 a 100 cm de profundidade e de bastante espaço para seu desenvolvimento satisfatório. Recomenda-se um lago com no mínimo 4.000 litros para as carpas.

carpas para laguinho

Kinguios – Para quem quer um lago pequeno e não quer abrir mão das carpas, há os kinguios cometas que são mais ágeis, esguios e tão coloridos quanto as carpas, porém, em menor tamanho e também de água alcalina.

peixe

Platis – Reproduzem muito rapidamente e são ótimos peixes para o controle de larvas de mosquitos.

plati

Confira abaixo alguns laguinhos que se destacaram

Construir um Lago no Jardim perfeito

laguinho

laguinho de jardim

Viu como é simples construir um lago no jardim!? Os resultados são impressionantes!

Confira os E-books e Cursos Preparados para Você!

stacked books with a tablet on top

 

 

 Quer Receber Novos Conteúdos por E-mail? É Simples!

Toda semana um novo conteúdo estará disponível para os leitores que seguem nosso blog (é gratuito). Para seguir nosso blog, basta clicar na aba Siga O Dicas Arquitetura que fica no canto inferior direito de sua tela, colocar seu e-mail e EnviarPronto, você estará seguindo o Blog.

 

  • ARTIGOS SUGERIDOS:

Como Construir Uma Casa Barata

Como Fazer Um Aquário em Casa

Como Fazer Um Jardim de Inverno na Sala

Precisando de Um Arquiteto?

Dicas Arquitetura
Seguir Dicas Arquitetura:

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura

  • Christiane Pourre

    Muito bom

  • MichaelAbreu

    Favoritei, belo projeto.