Como Cuidar de Orquídeas

postado em: Decoração, Paisagismo | 0

Como Cuidar de Orquídeas? A orquídea é uma planta que tem uma imensa variedade de espécies, sua beleza delicada fascina muitas pessoas que são verdadeiros apaixonados pelas suas belas flores. Mas por ser uma planta um pouco sensível, precisa ser bem cuidada, cuidados que são bem simples, mas que trazem beleza para sua casa. Por isso, trazemos algumas dicas de como cuidar de orquídeas.

O primeiro passo é escolher a sua espécie favorita e que se encaixe com o ambiente e características de sua casa. Está na dúvida de qual espécie se adequa mais a sua casa?

Confira Abaixo 5 Espécies Para Você Plantar em Sua Casa ou Apartamento

 

  • Cattleya – é uma espécie com flores grandes e vistosas. Muito comum e apreciada no Brasil, sua florada ocorre apenas uma vez por ano e dura quinze dias.

como cuidar de orquideas cattleya branca

  • Denphal – As mudas dessa orquídea apreciam altas temperaturas e boa luminosidade, mas também é uma espécie que se adapta em diversos ambientes, suas flores duram em media 40 dias e florescem apenas uma vez ao ano.

como cuidar de orquideas Denphal

  • Dendrobium Nobile – Mas conhecida como olho de boneca, possuem algumas variedades de cores entre o rosado ao amarelado, mas o lilás é sua cor predominante, elas florescem uma vez por ano e suas flores tem duração de aproximadamente de 30 dias conforme a região e a temperatura.

Dendrobium nobile como cuidar de orquideas

  • Phalaenopsis Amabilis – A planta possui folhagens suculentas e desenvolve-se sempre para cima, é uma espécie lindíssima e muito espalhada pelo Brasil, é uma planta bem resistente, sua flores chegam há durar 40 dias e florescem uma vez por ano.

como cuidar de orquideas Phalaenopsis Amabilis

  • Oncidium Aloha Iwanaga – Conhecida como chuva de ouro sua principal característica é a presença de um calo situado na base do labelo da flor. Elas florescem uma vez ao ano e duram em média 30 dias por ano.

oncidium-aloha-iwanaga como cuidar de orquideas

 

Como Cuidar de Orquídeas?

Cultivar orquídeas em vasos é a forma mais tradicional de plantio que existe no mercado. Podemos citar dois tipos de vasos para plantar sua orquídea, que são os vasos de plásticos e os vasos de barro.

 

Como Cuidar de Orquídeas – Vasos

Os vasos de plásticos são mais fechados, e por isso não drenam a água direito. Se optar pelo vaso de plástico deve ficar atento na hora de adubar e regar para não sufocar ou encharcar demais a planta.

vaso

Já os vasos de barro são a melhor opção para plantar sua orquídea, por absorverem melhor a água e arejarem melhor a sua plantinha. Eles são as melhores opções para quem quer aprender como cuidar de orquídeas.

 

Como Cuidar de Orquídeas – Troncos de Árvore

Você também pode optar por plantar a sua orquídea em trocos e arvores, é uma prática muito conhecida e também umas das técnicas de plantio que tem o resultado mais bonito.

Para fazer esse tipo de plantio deve ter cuidado na hora de transferir a orquídea do vaso que ela está, ou plástico, para o troco da árvore. As raízes da planta devem estar bem limpas e a planta deve ser colocada no tronco na altura adequada para seu manuseio sempre próximo do caule. Para prender a orquídea na arvore basta amarrar com muito cuidado com um barbante, e utilizar como base uma fibra de coco, que dará uma boa sustentação para sua orquídea. Tome cuidado na hora de amarrar para não danificar suas raízes. Depois disso basta ter cuidados básicos para manter sua orquídea saudável e bonita, em aproximadamente 5 a 6 meses suas raízes já estarão fixadas no tronco e não precisarão mais do barbante para segurá-las.

tronco

Agora que você já escolheu sua espécie de orquídea preferida e onde vai plantá-la, vamos para algumas dicas de cuidados para sua plantinha crescer saudável e bonita.

 

Como Cuidar de Orquídeas – ADUBO

O Adubo é sempre um ponto importante porque o exagero de adubo é pior do que a falta dele e pode prejudicar a sua bela flor.  Você precisa equilibrar a quantidade de adubo já que a orquídea como qualquer outra planta precisa de nutrientes para crescer. Cada adubo exige dosagem e aplicações diferentes, leia atentamente as instruções da embalagem do adubo. De preferência a adubos orgânicos, pois são mais naturais e respeitam as características naturais das flor.

adubo

Como Cuidar de Orquídeas – REGA

Ao regar você deve tomar cuidado com o excesso de água. As orquídeas não gostam de ambientes encharcados, pois a água pode acumular na raiz e apodrecê-la, e abrem as portas para fungos e bactérias. Na dúvida regue apenas até o ponto que a terra fique úmida. Observe o comportamento da planta por um tempo. A rega deve ser feita sempre que perceber que a terra esteja seca, o que é mais ou menos duas vezes por semana.

 

Como Cuidar de Orquídeas – LUMINOSIDADE

Pelo fato de as orquídeas serem plantas sensíveis, devemos  tomar cuidado até na hora dela tomar um solzinho. Orquídeas gostam de lugares amenos, protegidas da luz direta do sol, portanto prefira lugares mais frescos que tenham uma boa luminosidade, mas não a luz direta do sol, se não ficarão desidratadas.

luz

Se você perceber que as folhas de sua orquídea estão ficando amareladas é sinal de que ela esta recebendo muita luz direta, nesse caso mude sua plantinha de lugar para garantir sua beleza.

 

Como Cuidar de Orquídeas – VENTILAÇÃO

É indispensável que o lugar que você escolheu para plantar sua orquídea tenha uma boa circulação de ar, não ventos fortes, pois as orquídeas são muito sensíveis e suas folhas e flores poderão se danificar com o vento, somente uma leve brisa. Um erro muito comum de quem cultiva orquídeas em apartamento é expor as plantas ao vento canalizado seja através de ventiladores ou ar condicionado, evite esse tipo de ventilação.

 

Como Cuidar de Orquídeas – CUIDADOS EXTRAS

O cuidado na hora de adubar, regar e escolher o melhor lugar para plantar sua orquídea pode favorecer ou não o surgimento de doenças. Para evitar a propagação de parasitas de uma orquídea para outra é recomendado uma distância de pelo menos 20 cm de um vaso para o outro. Se uma planta adoecer recomenda-se a remoção imediata da planta para que não se espalhe doença para as outras

como cuidar de orquidea pragas

 

Confira Abaixo As Várias Orquídeas para Se Inspirar

como cuidar de orquideas 4como cuidar de orquideas 5como cuidar de orquideas 2como cuidar de orquideas 6como cuidar de orquideas 1

 

Viu como cuidar de orquídeas pode ser simples!? Cuidar das nossas queridas plantinhas não é tão difícil assim, seguindo essas pequenas dicas suas orquídeas irão crescer bonitas, fortes e vão embelezar sua casa, apartamento ou jardim.

 

  • VEJA TAMBÉM:

EBOOK – Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas

Plantas para Interior de Casas e Apartamentos

O Que É Uma Casa Container?

Dicas Arquitetura
Seguir Dicas Arquitetura:

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura