Como Fazer Piso de Cimento Queimado Impecável

O Piso de Cimento Queimado é uma das alternativas de melhor custo benefício no mercado por ser resistente, durável e fácil de se conservar. Conquista milhares de pessoas por ser um piso bonito com aspecto rústico e moderno. Confira abaixo como fazer piso de cimento queimado.

piso

O que é Piso de Cimento Queimado? 

É um sonho de consumo de muitas pessoas que gostariam de dar uma “nova cara” ao ambiente e a receita não é nenhum segredo. Conseguir esse resultado é bem simples. Consiste apenas numa argamassa feita com a combinação de cimento, areia e água.

Apesar de ter a palavra queimado no nome, o processo não envolve nem um tipo de queima, apenas um passo a passo e uma receita simples de fazer,porém, é necessário muita atenção.

 

Como Fazer Piso de Cimento Queimado

Muita gente imagina que deve ser muito difícil fazer um piso de cimento queimado, já que ele é encontrado em ambientes mais modernos e muitas vezes de alto padrão. Ao contrário do que muita gente imagina, é extremamente simples e barato. Siga os passos a seguir para fazer um piso de cimento queimado impecável.

 

Agora é Hora de Preparar a Argamassa para Fazer o Piso 

como fazer piso de cimento queimado com areia

A massa deve ser muito bem preparada para um piso de cimento queimado de qualidade. Misture 1 porção de cimento para 3 ou 4 porções de areia (ambos peneirados) e em seguida coloque água até conseguir uma consistência ideal.

 

Passo a Passo de Como Fazer Piso de Cimento Queimado:

  • Contrapiso

Antes e começar a “receita” de cimento queimado, certifique-se de que o contrapiso esteja bem nivelado. Lembre-se também de deixar o local livre de detritos e materiais (sujeira) para que não ocorra um problema futuro. Em seguida, posicione taliscas em locais estratégicos.

como fazer piso de cimento queimado contrapiso

  • Taliscas – são peças retangulares ou quadradas de cerâmica, madeira ou de outro material, que quando assentados com argamassa no contrapiso, fornece o nível e altura que pretendemos seguir. A mesma massa que usaremos para fazer o piso será usada para colocar e fazer a talisca.

como fazer piso de cimento queimado contrapiso talisco 1

Assim que as taliscas são colocadas, fixa-se uma linha sobre ela para sabermos a altura que nosso piso de cimento queimado terá.

A cada 100 cm posicione uma nova talisca para evitar que haja desníveis no piso de cimento queimado.

como fazer piso de cimento queimado contrapiso talisco 3

Caso a superfície do contrapiso não apresente aspereza necessária para a aplicação da massa e uma boa aderência, passe uma camada de chapisco. A aderência é fundamental para a aplicação da camada do cimento queimado.

como fazer piso de cimento queimado contrapiso chapisco

Uma outra opção é colocar uma tela sobre o contrapiso. Ela também traz um excelente reforço e aderência para a aplicação do cimento queimado. Umedeça com uma brocha o local para que seja mais eficiente a aderência. Não se esqueça de verificar se há alguma parte da tela que ultrapasse a altura das taliscas.

como fazer piso de cimento queimado contrapiso tela

Divida a área do piso em quadrados a cada 2m² de área. Esses quadrados são formados por guias com altura de 30 mm e 10 mm de largura (3 cm de altura e 1 cm de altura). Seu objetivo é servir para molde e nivelamento da argamassa de revestimento e evitar que apareçam rachaduras e fissuras no cimento.

 

Aplicação

preparar piso de cimento queimado

Agora é hora de aplicar a argamassa preparada (massa de cimento, areia e água) em cada molde preparado com uma altura de 3 centímetros. Aplique em moldes alternados, parecendo um tabuleiro.

Garanta o nivelamento do piso alisando a argamassa com uma régua metálica. Utilize as guias dos moldes para fazer este nivelamento. Todo cimento dilata muito após a cura, por isso é essencial que esses moldes respeitem o tamanho sugeridos.

 

Como Fazer “A QUEIMA” Do Piso 

Essa é a hora mais importante para dar o design e aparência correta de seu cimento queimado. Com uma média de 5 horas após aplicar a argamassa e com a superfície ainda fresca, polvilhe pó de cimento(1kg a cada 2m²) sobre a argamassa que usou nos moldes, de modo a cobrir toda a área do piso. Alise novamente com uma desempenadeira metálica lisa.

 

A Diferença do Cimento Comum e o Cimento Queimado

A única diferença entre o cimento comum e o cimento queimado é que no segundo é polvilhado cimento em pó na superfície enquanto a massa ainda está úmida de forma a cobrir toda a área do piso. Este único detalhe faz uma diferença incrível!

 

Cura de Piso de Cimento Queimado

A Cura do Cimento é um conjunto de medidas que contribuem para uma melhor qualidade do cimento. São diretrizes necessária para a redução da evaporação da água, pois essa água é essencial para a hidratação e qualidade do cimento.

A cura inadequada ocasionará a redução da durabilidade e resistência do concreto. Um concreto com cura inadequada cria fissuras e sua camada superficial se torna porosa, fraca e vulnerável.

A Base e o Acabamento devem ser curados juntos. A cura do cimento deve ser iniciada assim que observado o endurecimento da superfície. Isto normalmente ocorre logo após o alisamento do cimento. Para um cura de qualidade, muita água deve ser borrifada sobre o cimento com frequência por 3 a 4 dias. Jamais despeje água, caso contrário, o cimento poderá ser danificado e o processo ser feito todo novamente.

Após concluída toda a aplicação e cura do piso, passe uma lixa para tirar imperfeições do piso.

 

Acabamento e Manutenção 

como fazer piso de cimento queimado INICIO

Após concluída a aplicação do piso e do acabamento é recomendado lavar com água e sabão de coco e a aplicação de resina acrílica impermeabilizante para proteger o piso da umidade.

Para dar brilho e também impermeabilizar, utilize cera incolor em todo o piso. O resultado é incrível.

 

Vantagens:

  • Durabilidade

Estes pisos são extremamente resistentes.

  • Limpeza

Uma das facilidades de se ter um piso de cimento queimado é a facilidade na hora da limpeza. Pode-se lavar com água, sabão e outros produtos de limpeza.

  • Aparência

Atualmente muitas casas de alto padrão estão tendo o piso de cimento queimado como um diferencial. Trazem um ar de construções contemporâneas e ao mesmo tempo rústicas.

  • Baixo Custo

Esse tipo de piso tem um baixíssimo custo para ser feito e a qualidade é incomparável. Não há necessidade de rejuntes. O preço gira em torno de 17 a 30 reais o m².

  • Versatilidade

Pode ser usado em qualquer cômodo da casa, tanto internos quanto externos.

  • Fácil Aplicação

 

Desvantagens:

As seguintes desvantagens ocorrem APENAS quando a aplicação e acabamento não são feitas de maneira correta.

  • Porosidade

Quando não impermeabilizados de maneira correta, partículas de água e sujeira podem ser absorvidas.

  • Rachaduras

Um dos pontos que não podem ser negligenciados na hora de preparar o contrapiso é a preparação dos moldes de 2m². Esses moldes servem para impedir que haja a dilatação do piso. Quando há a dilatação, o piso cria rachaduras.

 

Combina com Qualquer Lugar

como fazer piso de cimento queimado RESULTADO 1

como fazer piso de cimento queimado RESULTADO 2

como fazer piso de cimento queimado RESULTADO 3

como fazer piso de cimento queimado RESULTADO 5

 

Gostou do Artigo!? Compartilhe Com Um Amigo!

 

 Quer Receber Novos Conteúdos por E-mail? É Simples!

Toda semana um novo conteúdo estará disponível para os leitores que seguem nosso blog (é gratuito). Para seguir nosso blog, basta clicar na aba Siga O Dicas Arquitetura que fica no canto inferior direito de sua tela, colocar seu e-mail e EnviarPronto, você estará seguindo o Blog.

 

  • VEJA TAMBÉM:

Precisando de Um Arquiteto?

Como Fazer Limpeza de Porcelanato

Cozinha Planejada – Antes e Depois

Dicas Arquitetura
Seguir Dicas Arquitetura:

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura