Como Fazer Um Aquário em Casa

postado em: Decoração | 0

Como Fazer Um Aquário em Casa?

Não há nada mais belo que um aquário bem feito, colorido e bem localizado na casa. Todo mundo vai adorar e sua casa vai ficar um espetáculo!

aquário no escritório

Vamos as dicas:

Antes de tudo, a primeira coisa a se pensar é onde ficará o aquário. Planeje tudo ao responder as seguintes perguntas:

  1. Onde será colocado?
  2. Qual é o espaço que se tem disponível?
  3. Há algum suporte resistente para apoiá-lo?

Após respondidas e solucionadas essas questões, mãos à obra!

Como Fazer Um Aquário em Casa – Materiais Necessários

  • Peças de Vidro já cortadas e com a espessura correta (mais abaixo estão os valores da espessura). As peças são:
  1. Laterais – mesmo tamanho
  2. Frente e Fundo – mesmo tamanho
  3. Base
  4. Tampa
  5. Tiras de Vidro para reforçar

laminas de vidro

 

  • Selante de silicone 100% e Pistola de Calafetagem
    • Muitas pessoas dizem que o “selante de silicone para aquários” é a única opção possível. Embora seja caro, esse produto é uma boa escolha – em parte, porque não possui produtos químicos anti-mofo que costumam ser encontrados em outros selantes (e podem ser tóxicos aos peixes). Silicones domésticos comuns também são alternativas.

pistola de silicone

 

  • Fita Adesiva
  • Luvas
  • Lixa

materiais para fazer áquario

 

Escolha o Vidro, o Tamanho e a Espessura

  • Tipo de Vidro

O vidro comum é adequado para fazer Aquários.

  • Tamanho do Vidro

Os vidros laterais vão por dentro e os vidros frontal e posterior vão por fora. Todo o conjunto descansa sobre o cristal da base. Deve-se ter isso em conta na hora de calcular o comprimento da base, já que deve-se somar a esta a medida das espessuras dos vidros frontais e posteriores.

  • Espessura

A regra é muito simples! Quanto mais alto for o aquário, mais grosso o vidro precisa ser. Abaixo estão as medidas de como fazer um aquário em casa mais seguro usando a espessura apropriada, de acordo com a altura que escolher.

 

Altura do Aquário/Espessura do vidro lateral

Até 30 cm de altura – entre 0,5 e 0,6 cm

De 31 cm a 50 cm de altura – entre 0,7 e 0,8 cm

De 51 cm a 70 cm de altura – entre 0,9 e 1,2 cm

calculo medidas

Altura do Aquário/Espessura do vidro da base

Até 30 cm de altura – entre 0,7 e 0,9 cm

De 31 cm a 50 cm de altura – entre 1 e 1,2 cm

De 51 cm a 70 cm de altura – entre 1,3 e 1,5 cm

medidas vidroComo Fazer Um Aquário em Casa – Montagem

Em uma mesa grande ou um local aberto, coloque a base na superfície, cercada pelas partes dianteira, traseira e laterais.

Antes da aplicação do silicone, devemos lixar levemente as bordas dos vidros para eliminar as arestas cortantes.

Tire todas as impurezas dos vidros usando álcool. As peças devem estar bem limpas para começar a montagem.

Erga as peças laterais de vidro e as fixe com fita adesiva, para que as elas fiquem na forma desejada e não caiam. Use de 3 a 4 pedaços de fita adesiva em cada lateral, até que essas peças formem um retângulo e estejam firmes.

passo a passo aquário

 

Aplique o silicone. Comece na base do vidro, aplicando uma faixa fina e contínua do material – a cerca de 2 mm de distância da ponta (pois precisa ter espaço para encaixar as outras peças). Essa faixa deve ter cerca de 3 mm de diâmetro.

Deve-se aplicar um cordão contínuo com a pistola de aplicação e não deixar zonas de desunião ou bolhas de ar no cordão, porque então se formaria uma fissura por onde se produziria um vazamento. Assim que aplicar o silicone, deve-se unir os vidros imediatamente, pois o silicone seca rápido e vai perdendo maleabilidade.

Continue colocando as partes, prendendo com fita adesiva e passando o silicone (por dentro do aquário) até o aquário ficar montado.

silicone vidro

 

Espere o silicone secar totalmente. Esse processo leva de 24 a 48 horas.

Após o período de secagem, elimine os restos de silicone com uma  gilete. Coloque a base de isopor embaixo do aquário e vá enchendo-o aos poucos com água, certificando-se que os vidros aguentam a pressão. Mantenha-o cheio por pelo menos 72 horas e verifique se há algum vazamento. Caso haja, esvazie o aquário e seque bem antes de aplicar novamente o silicone sobre o local do vazamento.

O aquário pode ser reforçado por fora com cantoneiras metálicas (são perfis de alumínio de 1 mm de espessura). Não usar ferro ou outro metal, pois se oxidam.

aquario vidro

 

Em aquários de grandes dimensões (acima de 50 cm de altura), é importante colocar reforços para evitar a curvatura do vidro. Este reforço também é usado para apoiar a tampa do aquário.Todos os reforços devem ter pelo menos 1 mm de folga de cada lado a qual deverá ser preenchida com silicone.

vidro fazer aquario

 

Para se ter um reforço eficaz, cola-se tiras de vidro na parte interior do aquário. A distância das tiras a borda deve ser de aproximadamente 2 a 3 cm.

Como Fazer Um Aquário em Casa – Instalando um Sistema de Filtragem

Entre as opções mais comuns estão as que são posicionadas abaixo de cascalho ou filtros externos – instalados facilmente na parte de trás do aquário.

Siga as instruções específicas de acordo com a embalagem do filtro. Independentemente do seu modelo, não o ligue até que o aquário esteja preenchido com água e pronto para funcionar.

filtro para aquário

Como Fazer Um Aquário em Casa – Decoração

Agora é a hora da diversão. Decorar e criar um tema para o seu aquário é super fácil e prazeroso. Deixe alguns centímetros de água para ajudar na hora de “acomodar” seus itens de decoração e instalar o sistema de filtragem.

Sugestões de decoração:

Cascalho – A maioria dos peixes e animais marinhos adoram cascalho. 1 kg está ótimo para um aquário médio. Lembre-se de lavar o cascalho antes de usá-lo, pois tende a acumular poeira e pode turvar a água se não for lavado.

cascalh para aquário

Pedras – Nem todos os tipos de pedra são adequadas para aquários, pois algumas deixam a água mais alcalina e outras liberam sais metálicos tóxicos. As pedras adequadas para usar em seu aquário são: Andesita, Basalto, Fluorita, Granito, Quartzo rosa e branco, Ardósia e Pedras redondas de rio.

pedras para aquário

 

Plantas Artificiais – São excelentes para dar um ar natural ao ecossistema que você montou. Mesmo sendo artificiais, elas parecer ser muito realistas. Distribua as plantas a seu gosto (normalmente colocamos as maiores no fundo, as médias no centro e as menores na frente).

plantas de aquário artificial

 

Outros Objetos de Decoração – Podem ser enfeites de mergulhadores, tesouro, troncos de madeira, etc. Sua imaginação é o limite!

decoração para aquário

Abaixo estão alguns exemplos de como fazer um aquário em casa usando os temas mais apropriados. Este temas irão auxiliá-lo(a) na escolha correta.

como fazer um aquário em casa perfeito

fazer aquário em casa tronco madeira

como fazer um aquário em casa indigena

como fazer um aquário em casa bob esponja

Dica de Ouro

Para deixar o seu aquário perfeito, cole uma imagem adesiva compatível com o tema escolhido na parte de trás (por fora).

plantas de aquário

 

Como Fazer Um Aquário em Casa – A Hora dos Peixes

Antes de colocar os peixes, adicione um produto químico que remova o cloro da água. Os peixes não sobrevivem quando imersos em águas de torneira devido aos produtos químicos, como o cloro. Confira na embalagem quantidade adequada para o seu aquário. Outro produto interessante de se ter é um catalisador de bactérias – que acelerará o crescimento de bactérias benéficas na estrutura (mas não é obrigatório). Agora que você sabe como fazer um aquário em casa, montar, decorar, escolher um tema…

É hora de escolher os peixes!

Que peixes escolher ao fazer um aquário?

Acará Bandeira

Conhecido como Príncipe dos Aquários ou Peixe Anjo, tem forma triangular. São peixes de fácil criação, gostam de água ácida e quente e não são sensíveis a doenças.

peixe para aquário

Acará Disco

Considerados tímidos são também bastante pacíficos e lentos. Se criado em aquário comunitário, por ser lento, fica sem comer, já que os outros peixes avançam logo que aparece comida.

peixe para aquario

Beijador

Peixe que gosta de espaço, vive em grupos acima de 3 indivíduos.

peixe beijador

Cascudo

Conhecido como peixe de fundo, vive raspando o substrato com seus inúmeros e delicados dentes.

peixes para aquario

Colisa

Gosta de viver em pares e com a água em boas condições. Aconselha-se criá-lo junto de outros peixes pacíficos.

peixes aquario

Guppy

É resistente e muito apreciado, com uma grande variedade de cores. É muito fácil de ser criado e por isso é indicado para iniciantes, pois é bastante ativo, se desenvolve bem em aquário pequeno.

como fazer um aquário em casa peixes

Kinguio

São peixes bastante sociáveis, que podem ser mantidos em aquários comunitários com diversas espécies de peixes, como Molinésias, Platys, Espadas, Barbos e Coridoras.

kinguios para aquario

Betta

São Peixes extremamente belos e elegantes, porém, há a necessidade de um cuidado especial. São um pouco ariscos com peixes da mesma espécie. É considerado o mais belo peixe de água doce.

como fazer aquario em casa betta

Esse são alguns dos muitos peixes que podem ser escolhidos ao montar seu aquário em casa.

Conheça a seguir Incríveis exemplos de pessoas que sabem como fazer um aquário em casa

como fazer um aquário em casa

aquário bonito

9

aquário no quarto

Garanto que já está planejando como fazer um aquário em casa. Mãos à obra!

 

Quer Aprender a Cuidar do Seu Peixe Betta e Fazer Com Que Ele Viva o Dobro do Tempo com Muito Mais Saúde e Energia?

Confira Tudo o Que Você Vai Encontrar No E-book Clicando na Imagem Abaixo

peixe saudavel ebook

O que Você Vai Encontrar:

  • Qual o TAMANHO IDEAL do aquário para o Betta, seja estando sozinho que com outros peixes
  • Como montar o aquário e escolher os materiais certos
  • QUAIS OS EQUIPAMENTOS QUE PODEM PREJUDICAR A SAÚDE DE SEU BETTA E VOCÊ NÃO DEVE COMPRAR 
  • Os melhores tipos de Cascalhos e Areia
  • Um CAPÍTULO INTEIRO DEDICADO A COMO REALIZAR A LIMPEZA DO AQUÁRIO SEM PREJUDICAR A SAÚDE DE SEU BETTA, QUAL A FREQUÊNCIA E COMO LIMPAR SEM ESFORÇO
  • Como escolher um PEIXE BETTA SAUDÁVEL na petshop, DESCUBRA OS 6 SINAIS QUE INDICAM QUE O PEIXE NÃO ESTÁ BEM DE SAÚDE
  • ELENCO DAS PRINCIPAIS DOENÇAS, COMO INDENTIFICAR E COMO TRATAR CADA UMA DELAS
  • QUAL A FREQUÊNCIA CORRETA E EXATAMENTE QUANTO DE ALIMENTO DEVE SER DADO
  • Quais alimentos você não PODE EM HIPÓTESE ALGUMA DAR AO SEU PEIXE
  • QUAIS OS PEIXES QUE VIVEM BEM COM O BETTA (LISTA COMPLETA)
  • E Muito Mais!!

 

Adquira o Seu Pelo Link Abaixo:

 

ebook betta

 

 Quer Receber Novos Conteúdos por E-mail? É Simples!

Toda semana um novo conteúdo estará disponível para os leitores que seguem nosso blog (é gratuito). Para seguir nosso blog, basta clicar na aba Siga O Dicas Arquitetura que fica no canto inferior direito de sua tela, colocar seu e-mail e EnviarPronto, você estará seguindo o Blog.

Compartilhe com Seu Amigos o Artigo – Como Fazer Um Aquário em Casa!

  • ARTIGOS SUGERIDOS:

Como Fazer Um Lago no Jardim

Como Fazer Um Jardim de Inverno na Sala

Como Construir Uma Casa Barata

Precisando de Um Arquiteto?

Dicas Arquitetura
Seguir Dicas Arquitetura:

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura