Como Fazer Um Jardim Vertical com Garrafa Pet

postado em: Decoração, Paisagismo | 0

Como Fazer Um Jardim Vertical com Garrafa Pet? Jardins são sem dúvida elementos que trazem paz e inspiração em qualquer lugar. Muitas pessoas buscam esse local de tranquilidade em casa, mas devido aos espaços disponíveis escassos, o sonho de se ter um jardim vertical fica só na lista de desejos. Para ajudar a todos que queiram ter um jardim vertical preparamos o passo a passo de como fazer um jardim vertical com garrafa pet em casa. Confira!

Como Fazer Um Jardim Vertical – Criação

Os jardins verticais foram criados para trazer mais verde e mais natureza para os centros urbanos, e como consequência da falta de espaço horizontal, foram criados na direção vertical. Mas quem foi o criador desta ideia?
Foi um botânico francês, chamado Patrick Blanc. Ele disse o seguinte:
“Atualmente, 3.5 bilhões de pessoas vivem nas cidades e não têm mais contato com a natureza. Estamos numa época em que todos estão alarmistas, com razão, com a questão do desmatamento, e o excesso de gás carbônico, do aquecimento global. Os espaços horizontais são necessários para os carros, para andar, mas os espaços verticais são livres.”

como fazer jardim vertical com garrafa pet - Museu do Quai Branly
As obras de Patrick estão espalhadas pelo mundo. Dentre as mais famosas está a fachada do Museu do Quai Branly.

A partir daí ele desenvolveu uma técnica que mistura ideias e conceitos da arquitetura e de paisagismo. Porém, os primeiros indícios desses jardins e de como fazer um jardim vertical foi na Babilônia antiga, os conhecidos e famosos jardins suspensos da babilônia. Estes jardins foram construídos pelo rei Nabucodonossor com o fim de presentear sua esposa Amytis, que sentia falta da vegetação de sua terra de origem.

 

Jardim Vertical com Garrafa Pet

O Jardim Vertical com Garrafa Pet é uma ótima alternativa para se plantar hortinhas, flores ou plantas para decorar o ambiente. A imaginação e escolha são infinitas!
Agora você vai aprender como fazer um jardim vertical com garrafa pet gastando pouco dinheiro e tendo um resultado fantástico.

 

Como Fazer Um Jardim Vertical com Garrafa Pet – Passo a Passo

 

Escolha o Local 
Escolha um local que traga tranquilidade e que ao mesmo tempo receba a incidência da luz solar boa parte do dia.

como fazer jardim vertical com garrafa pet - pallet

 

Preparando as Garrafas Pet 

Para Fazer esta preparação, você vai precisar de:

  • Várias garrafas pet de 2 ou 1,5 litros.
  • Arame, corda de varal, sisal ou barbante.
  • Tesoura Arruela

 

Pegue todas as garrafas que for usar (após limpa-las). Corte um retângulo grande na lateral de cada garrafa pet, pois este será o lugar onde colocará a planta, terra etc.
Em seguida faça um furo na borda superior do retângulo e outro na borda inferior do retângulo. Esses furos devem atravessar também o outro lado da garrafa. Verifique que os furos em todas as garrafas tenham a mesma distância e localização.

como fazer jardim vertical com garrafa pet - arquiteto marcelo rosenbaum
Imagem Produzida pelo Arquiteto Marcelo Rosenbaum

Passe os fios (corda de varal, sisal, etc) pelos furos como mostrado na imagem acima. Após feito isso, dê um nó na arruela logo abaixo da garrafa para garantir que fique fixa e todas as garrafas fiquem alinhadas depois de prontas. Isso garantirá também que quando penduradas, as garrafas não escorreguem pelos fios e atinjam as que estiverem embaixo.

 

como fazer jardim vertical com garrafa pet - arquiteto marcelo rosenbaum 2
Imagem Produzida pelo Arquiteto Marcelo Rosenbaum

Faça um furo também na parte inferior, no meio da garrafa, para que o excesso de água possa sair, trazendo mais “saúde” para seu jardim vertical. Este excesso de água, quando eliminado, gotejará o a planta que estiver logo abaixo do furo. Repita o processo em várias garrafas e pendure-as no local desejado. Lembre-se de reforçar o local onde for pendurar, pois após colocadas todas as plantas e instalado o jardim, elas terão um peso considerável. Caso seja possível, deixe um espaço da parede para que a umidade das plantas não a afete.

 

Preparando as Garrafas Pet para Receber as Plantas 
Coloque terra pela abertura feita nas garrafas pet e plante as mudas que escolheu. Uma sugestão é variar bastante nos tipos de planta. Plante temperos, flores, hortas e plantas que goste.
O resultado é incrível!

como fazer jardim vertical com garrafa pet - 9

 

Como Fazer Um Jardim Vertical com Garrafa Pet – Que Plantas Escolher

Abaixo vão algumas sugestões:

Para dentro de casa:
Aspargo, Lírio da paz, Avenca, Bromélias, Vriésia, Dedo-de-moça, Asplênio etc.

Aspargo
Aspargo
como fazer um jardim vertical com garrafa pet - dedo de moça
Dedo de Moça

Para fora de casa:
Ixória, Heras, Brinco de princesa, Flor-de-coral, Lambari-Roxo, Tilândsia, Flores em geral, Aspargo, Salsinha, Manjericão, Alecrim etc.

Flor de Coral
Flor de Coral
Brinco de Princesa
Brinco de Princesa

 

Como Fazer Um Jardim Vertical com Garrafa Pet – O Resultado

Inspire-se com os vários modelos de Jardins verticais de garrafa pet abaixo:

 

como fazer jardim vertical com garrafa pet - 8

como fazer jardim vertical com garrafa pet - 1

como fazer jardim vertical com garrafa pet - 4

como fazer jardim vertical com garrafa pet - 7

 

Projeto da Escola CEI Morro do Meio
Projeto da Escola CEI Morro do Meio

 

Projeto da Escola Angelina Luciano de Macedo
Projeto da Escola Angelina Luciano de Macedo

 

Na imagem acima é possível observar um jardim vertical com garrafa pet e pallet.

 

Como Fazer Um Jardim Vertical com Garrafa Pet – Cuidados

Alguns Cuidados devem ser observados na manutenção do seu jardim vertical. Lembre-se sempre da rega nos horários apropriados. É fácil perceber se sua planta precisa ser regada. Apenas afunde seu dedo na terra e verifique se ela está úmida, caso esteja seca, deve-se regar.
Outro ponto a ser observado é verificar se há um local para drenagem do excesso de água no fundo da garrafa.

 

Como Fazer Um Jardim Vertical com Garrafa Pet – Dicas Importantes

As dicas abaixo vão ajudar a manter o seu jardim vertical perfeito e muito atraente.

Iluminação 
Observe se o local onde foi colocado o jardim vertical recebe luz solar direta. A luz solar é fundamental para o desenvolvimento da planta.

garrafa pet sol

Impermeabilização
Antes de criar seu jardim vertical com garrafa pet, impermeabilize as paredes para que a umidade das garrafas pet não danifiquem a alvenaria. Caso não queira pintar a parede, pode-se forrá-la com algum plástico ou outro material impermeável.
Outra solução para que não haja problemas com umidade nas paredes, é dar um espaço mínimo de 5 cm entre a parede e a garrafa pet. Isso impedirá que a água tenha contato com a parede. Fica a critério de cada um.

 

Viu Como Fazer Um Jardim Vertical com Garrafa Pet é Fácil !? Agora que você já sabe, junte muitas garrafas, escolha um lugar e “mão na massa”!

 

  • VEJA TAMBÉM:

Gostaria de Ter Uma Casa Hobbit em Seu Quintal?

O Que É Uma Casa Container?

Como Cuidar de Orquídeas

Dicas Arquitetura
Seguir Dicas Arquitetura:

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura