Como Fazer Um Quarto Montessoriano

postado em: Arquitetura, Decoração | 0

O Que é Um Quarto Montessoriano?

 

Vocês já ouviram falar do método Montessori? Ele foi criado pela educadora e medica italiana Maria Montessori que tem a proposta de estimular a criatividade e a autonomia das crianças para que elas aprendam por meio da liberdade. É um método bem antigo e já conhecido nas salas de aulas, mas agora ele vem sendo adotados por muitas famílias para estimular suas crianças cresceram mais livres e autoconfiantes.

quarto montessoriano montar

O quarto montessoriano pode ser montado a partir de qualquer idade. Com apenas um mês de vida o bebê já pode se beneficiar do quarto preparado para ele. Mas a maioria das mamães monta o quarto do seu bebê quando começa a fase de engatinhar ou rolar. A medida que a criança for crescendo o quarto cresce também, adaptando o  quarto para cada fase da infância. Novos recursos vão aparecendo para deixar o quarto ainda mais interessante. O legal é que quarto montessoriano tem algumas características únicas e podemos adapta-las para o quartinho do nosso bebê. Vamos às dicas então?!

 

  • PREPARANDO O QUARTO – O espaço deve ser preparado para que a criança se movimente livremente e com toda segurança, então nada de objetos pontiagudos, quinas, vidros ou qualquer coisa que possa ter algum risco para a criança.

Outra coisa bem legal também para deixar o quarto montessoriano seguro e confortável é forrar todo o chão  com tapetes. Existem três tipos de tapetes que combinam com o conceito do quarto montessoriano, são eles:

Quarto montessoriano da Júlia, do blog Tudo sobre mãe.
Quarto montessoriano da Júlia, do blog Tudo sobre mãe.

 

O TAPETE DE PVC INFANTIL – É um tapete mais resistente, antiderrapante e fácil de limpar, mas também é o que tem o custo mais alto.

OS TAPETES DE EVA – são as opções mais populares, são os mais usados como proteção e geralmente eles são impermeáveis e absorvem sujeira sendo mais difíceis de limpar.

E por ultimo temos os TAPETES DE P.E. bem parecidos com os de PVC, só que mais frágeis e também fáceis na hora da limpeza.

 

  • CAMA – A cama deve ser pensada na criança, na liberdade de ir e vir para que o quarto seja explorado promovendo assim a autonomia das crianças. O tradicional berço vai ser substituído por um colchão no chão. O colchão pode ter um estrado fino de madeira por debaixo se você preferir, ou você também pode optar por uma cama bem baixinha.
No quarto da pequena Alice, a arquiteta Cristiane Passos investiu em uma base neutra com madeira clara (Foto: Andrea Marques//Divulgação NaToca)
No quarto da pequena Alice, a arquiteta Cristiane Passos investiu em uma base neutra com madeira clara (Foto: Andrea Marques//Divulgação NaToca)

 

É interessante colocar algumas almofadas em volta da cama ou colchão para trazer um pouco mais de segurança caso a criança role durante a noite, as almofadas protegem e não a deixam cair no chão.

 

  • ESPELHO – O espelho no quarto montessoriano serve para que a criança possa se conhecer e reconhecer sua própria imagem. Quando a criança ainda está engatinhado, o melhor é que coloque o espelho rente ao chão na posição horizontal. A medida que a criança for crescendo e começa a andar, coloque o espelho na posição vertical. Para garantir a segurança da criança é bom que o espelho seja de acrílico (é de plástico e não quebra) e fixe-o bem na parede.

 

Fonte: Childhood 101
Fonte: Childhood 101

 

  • BARRA NA PAREDE – A barra fixa na parede estimula e ajuda os pimpolhos a ficarem em pé e andar sem a ajuda de adultos. Para fazer a barra você pode usar suporte de madeiras ou um varal de cortina. Instale a barra a mais ou menos 40 centímetros do chão. Você também pode pendurar brinquedos na barra para que a criança tenha objetivos a atingir enquanto segura na barra.

quarto montessoriano barra na parede

 

  • BRINQUEDOS – Instale estantes e prateleiras na altura do olhar da criança. Sempre ao alcance dele, para que ele mesmo consiga pegar e guardar os seus brinquedos. Coloque opções de livrinhos para a idade da criança e brinquedos que sejam interativos. Envolva-os com brinquedos que trabalhem seu desenvolvimento, criatividade e concentração.

quarto montessoriano brinquedos 2 quarto montessoriano brinquedos

 

  • MÓVEIS – Que tal moveizinhos para seu pequenino? Os móveis na escala da criança se tornam um cantinho de atividades. Quando seu filho tiver maiorzinho disponibilize uma arara ou um móvel pequeno onde ele possa ter algumas peças de roupas para que ele comece a aprender a se vestir sozinho. Legal também é ter uma mesinha e cadeirinha para que quando a criança estiver maior possa usar para desenhar, brincar e etc…

quarto montessoriano móveis

  • MINIMALISTA – O quarto montessoriano deve ser minimalista, deve ter poucos móveis, sem excessos de brinquedos e com esquema de rodízio, assim a criança explora cada objeto do quarto, tendo somente o essencial.

 

  • DECORAÇÃO – E a decoração do quarto? Aqui vão algumas dicas do que você pode fazer no quarto para deixar ele mais com sua cara e a do seu filho.
quarto montessoriano decoração
Imagem: http://childhood101.com

 

  1. Use móbiles coloridos.
  2. Papeis de parede
  3. Adesivos coloridos e divertidos, ou de animais.
  4. Quadrinhos decorativos de animais na altura do olhar da criança.
  5. Paredes com pinturas magnéticas para colocar imãs.
  6. Bandeirinhas de tecidos.
  7. Uma parede de lousa preta ou a própria lousa fixada na parede.
  8. Pufes e Futons.
  9. Cabaninhas, barracas infantis, dossel.

 

  • SEGURANÇA – Crianças são extremamente curiosas e adoram “futucar” por aí. Por isso é fundamental se preocupar com sua segurança. Abaixo vão dicas simples e muito importantes para criar um quarto montessoriano mais seguro.

quarto montessoriano segurança

  1. Cuidado com móveis e objetos que possam tombar sobre a criança. Objetos leves e pontiagudos devem estar presos para que acidentes não aconteçam.
  2. Esconda e tampe as tomadas.
  3. Impeça objetos e móveis que façam a criança escalar.

 

  • DICA BÔNUS – Uma dica bônus para vocês é o cantinho da atividade. Quando a criança tiver um ano e meio de idade você pode fazer um cantinho no quarto para estimular sua criatividade. Além dos brinquedos que ela já brinca, é legal que a criança entenda que aquele cantinho serve para ela soltar sua imaginação e poder riscar, pintar, começar ter acesso a lápis e pinceis. Nesse cantinho você pode colocar uma mesa e banquinhos do tamanho ideal para a criança.

 

Objetivos do Quarto Montessoriano

Criar um ambiente para movimento

Incentivar o aprendizado e a tomada de decisão da criança

Desenvolver a criatividade

Desenvolver habilidades

quarto montessoriano objetivos

 

Sugestões de Brinquedos para o Quarto Montessoriano

Boas opções são brinquedos “inteligentes”. São aqueles que ajudam a criança a desenvolver a criatividade e tomada de decisão.

Quebra-cabeças, legos, jogos da memória, jogos de conhecimentos, instrumentos musicais etc.

Jamais utilize brinquedos eletrônicos, pois eles normalmente atrapalham a criatividade e deixam a mente da criança preguiçosa.

quarto montessoriano toys

 

Então, resumindo tudo, o quarto montesoriano é um quarto feito para as crianças usarem e não para os adultos, e que elas possam ter acesso a tudo. E vale lembrar também que esse quarto não é estático. Uma vez que você montou o quarto para uma criança de 8 meses ele não vai ficar assim para sempre, você vai ter que ir adaptando o quarto a medida que a criança for crescendo. Mas é um quarto lindo e vale super a pena investir.

 

Aprendeu Como Fazer Um Quarto Montessoriano!? Então nos Acompanhe Para Receber Mais Dicas para Sua Casa.

 

 Quer Receber Novos Conteúdos por E-mail? É Simples!

Toda semana um novo conteúdo estará disponível para os leitores que seguem nosso blog (é gratuito). Para seguir nosso blog, basta clicar na aba Siga O Dicas Arquitetura que fica no canto inferior direito de sua tela, colocar seu e-mail e EnviarPronto, você estará seguindo o Blog.

 

  • VEJA TAMBÉM:

Ebook Construir Barato – Apenas R$ 97,00

O que é Autocad?

O Que É Planta Baixa?

Dicas Arquitetura
Seguir Dicas Arquitetura:

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura