Como Tirar Umidade da Parede

postado em: Construção, Decoração | 0

A Umidade nas paredes é causada por acúmulo de água em paredes com problemas estruturais. O cheiro ruim, a aparência desagradável, os problemas respiratórios e as alergias são algumas das consequências causadas por algo simples de se resolver.

Aqui Você Vai Aprender Como Tirar Umidade da Parede

como tirar umidade da parede limpar

Identificando a Umidade na Parede:

É muito fácil identificar problemas com umidade na parede da casa. Os primeiros sinais são manchas escuras na parede. Se não reparadas, transformam-se em manhas com tons de verde, cinza entre outras cores. Caracterizam-se pelo aparecimento de mofos e posteriormente danificam significativamente a pintura. Quando já está numa situação mais crítica é possível observar deslocamento de revestimentos, bolhas e fissuras na parede.

 

Como se Forma o Mofo ou Bolor?

como tirar umidade da parede identificar

Mofo ou Bolor é um tipo de fungo que cresce em ambientes úmidos, quentes e onde não há muita circulação de ar.

Na maioria dos casos eles se desenvolvem em paredes que de alguma forma absorveram e acumularam água em seu interior, favorecendo um ambiente perfeito para seu desenvolvimento.

Lembre-se de que os esporos produzidos pelo mofo são muito prejudiciais à saúde, causando principalmente problemas respiratórios e alergias. Assim que identificar uma parede com mofo, solucione o problema.

A primeira coisa a ser feita antes de pensar em como tirar umidade da parede é identificar sua origem.

 

Origem do Problema:

Há inúmeros motivos que levam ao aparecimento de problemas como mofo e umidade nas paredes. Entre os mais comuns estão:

como tirar umidade da parede chão

  • Umidade Ascendente – Esse problema é originado na parte mais baixa da parede (chão) e a umidade vai se alastrando pela parede (subindo) gerando manchas no início e com o tempo se transformando em bolor e mofo.
  • Umidade Causada Pela Chuva – Problemas estruturais no teto como telhas quebradas, pequenos buracos ou fissuras, não impermeabilização dentre outros contribuem para o acúmulo de água e para o desenvolvimento da umidade causada pela chuva. Este tipo de umidade e mofo é encontrado nos tetos e nas quinas entre a parede e o teto.
  • Umidade Causada Por Condensação – Muito comum em banheiros e cozinha. Este tipo de umidade é causado por ambientes fechados com constante presença de vapor quente que se condensa principalmente no teto.

 

Como Tirar Umidade da Parede?

Antes de resolver o problema com a umidade, certifique-se de ter solucionado o problema estrutural que contribuiu para o desenvolvimento do mofo.

Misture uma solução de água com água sanitária. Com uma esponja ou uma escova umedecida com esta solução, passe na área afetada. Isto fará com que o problema seja solucionado, desde que o problema estrutural tenha sido resolvido anteriormente. Essa é a maneira mais simples e eficaz de como tirar umidade da parede.

como tirar umidade da parede limpeza

Outros produtos que possuem cloro em sua composição também podem ser usados, pois o cloro elimina os esporos e impede que eles voltem.

 

Dicas Para Evitar Umidade

  • Utilize aparelhos que previnam a umidade nas áreas mais úmidas da casa, como Desumidificadores.
  • Outra maneira bem simples e barata de como tirar umidade da parede é utilizar giz de quadro negro (isso mesmo, aqueles de escola). Coloque alguns pedaços de giz em um pote destampado e deixe-os no cômodo até ficarem úmidos. Assim que estiverem úmidos, é só colocar no sol, esperar ficarem secos de novo e pronto!… é hora de utilizá-los de novo.

como tirar umidade da parede giz

  • Bicarbonato de sódio também é excelente para eliminar a umidade do ambiente. Basta encher um pote pela metade com bicarbonato de sódio apenas e deixar até aparecer umas pequenas bolinhas entre ele. Quando estas bolinhas aparecerem, é hora de jogar fora e colocar uma nova porção de bicarbonato no pote.

como tirar umidade da parede bicarbonato

  • Afastar móveis da parede é uma excelente dica. Móveis próximos a parede contribuem para o aparecimento e agravamento do mofo tanto na parede quanto na mobília. Deixe-os afastados pelo menos uns 3 cm da parede.
  • Deixe, sempre que possível, as portas e janelas abertas. A circulação de ar não impede o aparecimento de mofo e umidade, mas reduz significativamente seu aparecimento e desenvolvimento.
  • Opte por utilizar revestimentos impermeabilizantes e por pintar a parede com uma pintura antimofo.
  • Certifique-se que não haja outros vazamentos no local.

 

 Quer Receber Novos Conteúdos por E-mail? É Simples!

Toda semana um novo conteúdo estará disponível para os leitores que seguem nosso blog (é gratuito). Para seguir nosso blog, basta clicar na aba Siga O Dicas Arquitetura que fica no canto inferior direito de sua tela, colocar seu e-mail e EnviarPronto, você estará seguindo o Blog.

.

  • CONFIRA TAMBÉM:

6 Dicas ao Escolher o Papel de Parede Para Quarto Infantil

6 Dicas de Iluminação de Interiores

Os Pedreiros Mais Incríveis do Mundo

Dicas Arquitetura
Seguir Dicas Arquitetura:

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura