Conheça as Palm Islands de Dubai – Palm Jumeirah, Palm Jebel Ali e Palm Deira

postado em: Arquitetura, Construção | 0

Com certeza já viu ou ouviu falar que Dubai tem as construções mais incríveis da Arquitetura. Neste artigo não falaremos apenas de uma construção incrível, mas sim um conjunto de ilhas artificiais chamada The Palm Dubai ou Palm Islands. Conheça as ilhas Palm Jumeirah, Palm Jebel Ali, Palm Deira e o Arquipélago The World.

 

The Palm Islands

As Palm Islands foram construídas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

palm jumeirah-dubai-palm islands

Foi projetada para receber grandes estruturas residenciais e comerciais de altíssimo padrão e é o maior projeto de ilhas artificiais em todo o mundo. As Palm Islands são o conjunto de três ilhas em forma de palmeiras.

Todas as Palm Islands foram construídas com o objetivo de aumentar a quantidade de turistas e investimentos no local. Querem aumentar o número de turista de 5 milhões para 15 milhões de visitantes por ano. O interesse veio pelo fato da economia da região se basear principalmente na extração do petróleo que se findará em breve.

 

O projeto é dividido em três ilhas distintas:

A Palm Jumeirah, a Palm Jebel Ali e a Palm Deira.

palm island e the world
The Palm Islands

 

Construção das Palm Islands

As Crescentes – quebra-mares

Todas as ilhas possuem uma Crescente em volta das “palmeiras”, essas Crescentes são quebra-mares que diminuem os impactos das ondas. Para que pudessem ser mais resistentes aos impactos das ondas, este quebra-mares foram reforçados com uma espécie de geotêxtil para evitar erosão.

O material das Ilhas

Por se tratar de uma construção muito grande e no mar, areia se tornou um recurso escasso. Para se conseguir areia necessária, usou-se dragas que retiravam areia do fundo do mar e as despejava no local adequado. Para que a estrutura ficasse firme, foram colocadas pedras e rochas.

Abaixo é possível observar as dragas despejando areia para a criação das Palm Islands.

palm islands areia e construção

 

Curiosidades sobre as Palm Islands:

A Palm Jumeirah e a Palm Jebel foram construídas com aproximadamente 100 milhões de m³ de areia e rocha.

A Palm Deira será a maior ilha de todas, e seu projeto conta com aproximadamente 1 bilhão de m³ de areia e rocha, ou seja, 10 vezes maior que a Palm Jumeirah e Palm Jebel juntas.

As Palm Islands (todas as 3 somadas) contarão com mais de 100 hotéis de luxo, milhares de casas e apartamentos de luxo, parques de diversão, restaurantes, shoppings, spas, centros esportivos e áreas de lazer.

 

Palm Jumeirah

Foi a primeira das Palm Islands a começar a ser construída e é a mais conhecida de todas, além de ser a menor. Com certeza você já viu alguma imagem desta ilha em algum lugar.

A construção da Palm Jumeirah começou em 2001 e foi finalizada em 2008. Apesar de ainda não estar finalizada em 2006, muitas pessoas já moravam na ilha Palm Jumeirah.

Por ter sido a primeira ilha a ter sido terminada, tornou-se uma das principais atrações turísticas de Dubai.

 

Características da Palm Jumeirah:

  • Está muito próxima da costa da cidade de Dubai, apenas 78 km de distância.
  • A Palm Jumeirah possui 5,5 km de largura e 5 km de comprimento.
  • Essa ilha contará com mais de 4 mil casas e apartamentos.

palm-jumeirah-casas

  • A Palm Jumeirah foi construída na forma de uma palmeira. É dividida em 3 diferentes partes: o tronco, a copa (17 partes) e um semicírculo em volta da palmeira.

O Tronco

É o “coração” da Palm Jumeirah. Possui 2 km de comprimento e conta com vários hotéis de luxo e atrações.

As Copas

Ao todo são 17 partes que compõem a copa. Cada uma destas partes é composta por vilas residenciais de alto padrão com praias particulares no quintal.

O Semicírculo, conhecido como Crescente

Este semicírculo que fica na parte superior da Palm Jumeirah serve com um enorme quebra-mar. Sua extensão é de 11 km e conta com hotéis e atrações para turistas.

 

Palm Jebel Ali

A Palm Jebel Ali, foi a segunda das Palm Islands a ser construída. Sua construção começou em 2002. É a segunda ilha artificial de Dubai em tamanho.

the palm jebel ali palm islands

 

Características da Palm Jebel Ali:

  • Possui 7,5 km de largura e 7 de comprimento, ou seja, 2 km e cada direção maior que a Palm Jumeirah.

 

Palm Deira

A Palm Deira é a maior das três Palm Islands e foi a última a ser começada. Ela começou a ser construída em 2004 e espera-se que a construção seja finalizada ente 10 e 15 anos.

palm deira palm isalnds

 

Características da Palm Deira:

  • Terá a capacidade para mais de 1 milhão de moradores.
  • Ela é 8 vezes maior que Palm Jumeirah e 5 vezes maior que a Palm Jebel Ali.
  • O projeto inicial da Palm Deira possuia 14 km de comprimento e 8,5 km de largura, mas foi constatado que a profundida do mar era superior ao previsto. A Palm Deira teve que ser remodelada e agora conta com 12,5 km de comprimento e 7,5 de largura.
  • Sua superfície será maior que a cidade de Paris, França.

 

Na imagem abaixo é possível notar que há um arquipélago em formato de mundo entre as Palms Islands. Esse arquipélago é conhecido com The World e fica entre a Palm Jumeirah e Palm Deira.

The Palm Islands

 

 

The World

O Arquipélago The World conta com 300 ilhas independentes e artificiais. Recebe este nome devido a sua semelhança com a forma do mundo.

4 ans de prison ferme pour un faux prêt immobilier de 125 millions de dollars pour acquérir une île artificielle à Dubaï, la "Grèce" du planisphère "The World"

 

Cada uma das ilhas é uma propriedade particular, onde seus proprietários podem construir suas residências.

Muitos famosos já compraram ilhas no Arquipélago The World, dentre estes famosos, encontram-se: David Beckham, Rod Stewart e muitos outros. Já em 2008, 94% das ilhas do The World já haviam sido vendidas.

 

Em qual das Palm Islands você gostaria de morar? Na Palm Jumeirah, na Palm Jebel Ali ou na Pal Deira? Ou gostaria de morar no arquipélago The World? Deixe-nos seu comentário.

 

  • VEJA TAMBÉM:

Gostaria de Ter Uma Casa Hobbit em Seu Quintal?

Entenda as Medidas de Hectare, Are e Alqueire

Como Fazer Um Quarto Montessoriano

Dicas Arquitetura
Seguir Dicas Arquitetura:

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura