Demolição x Implosão – O Que É?

postado em: Arquitetura, Construção | 0

Demolição x Implosão – O Que É?

Com o crescimento acelerado das cidades, é muito comum a derrubada de edificações para a construção de novas. Há diversas técnicas associadas a este fim, dentre elas estão as demolições e implosões.

É comum confundir o significado de demolição e implosão, mas são coisas completamente diferentes. Confira abaixo tudo sobre Demolições e Implosões e Muito Mais!

 

O Que é Demolição?

Demolição é o simples ato de destruir uma construção antiga ou em situação de risco a fim de destinar o espaço para uma futura construção.

Nada mais é do que um processo da construção civil usado visando a derrubada, de maneira segura, de edificações antigas ou comprometidas.

demolição e implosão de prédios

Para que uma demolição seja realizada, normas técnicas e de segurança rigorosas devem ser seguidas. Isso evitará danos patrimoniais, riscos à segurança da vida dos envolvidos, dentre outros possíveis problemas.

 

Há 2 tipos de demolição:

Demolição Convencional:

É o método mais encontrado. Consiste em derrubar toda a estrutura da edificação para que se dê espaço para a construção de uma nova.

Demolição Controlada:

São demolições em menor escala e locais. O objetivo deste tipo de demolição é derrubar partes específicas sem afetar a estrutura da edificação.

 

Implosão

Implosão é uma das técnicas de demolição. Utiliza-se explosivos em pontos estratégicos da estrutura e após explosões cronometradas e localizadas a estrutura cede por completo.

demolição e implosão explosivos

Quando feita de maneira correta, uma implosão é rápida, segura e eficiente. O objetivo das implosões é enfraquecer a estrutura e deixar que a gravidade derrube o prédio. Tudo é feito de maneira que a estrutura venha a ceder sobre o centro e não tombar para um dos lados. Para que a implosão seja bem sucedida, explosões são feitas primeiro nos andares de baixo e na parte central.

 

O Que Acontece Quando a Implosão Não Ocorre Como Previsto?

Quando ocorre uma implosão e o edifício continua de pé ou parcialmente, um problema é criado.  Normalmente equipamentos de demolição tradicionais são usados para derrubar o restante da edificação.

Para que isso não ocorra, deve-se estudar toda a estrutura e colocar explosivos em locais estratégicos. A quantidade de explosivo também deve ser levada em consideração.

 

Técnicas de Demolição

demolição e implosão máquinas

Dentre as diversas técnicas de demolição, as mais comuns são:

  • Utilizando explosivos controlados (Implosões)
  • Com equipamentos mecânicos
  • Com Processos Químicos
  • Com Processos Elétricos
  • Abrasão
  • Por meio de processos térmicos

 

Em Que Situações Exigem Uma Demolição ou Implosão?

A situação mais comum que exige a demolição ou implosão de prédios e edificações é a presença estruturas comprometidas. Outras situações que exigem este procedimento são locais que comprometam a segurança à vida, plantas mal planejadas (que dificultam o fluxo de pessoas, acessibilidade etc), edificações que não respeitaram as normas da construção, recuperação do espaço urbano e muitas outras.

demolição e implosão rachadura

De acordo com as situações acima, demolir uma edificação comprometida ou que não atenda os requisitos básicos de segurança e acessibilidade, será a melhor solução. Através deste método é possível garantir um perfeito funcionamento das cidades e adequar o seu crescimento à segurança e demais requisitos básicos.

 

Riscos em Uma Demolição ou Implosão

A empresa responsável pela derrubada do edifício ou casa se responsabiliza pelos possíveis acidentes que possa haver. É pouco comum acidentes, pois a equipe passa por um treinamento e antes de qualquer derrubada há a verificação se tudo está em ordem. Porém, há alguns riscos envolvidos neste processo, e são eles:

  • Danos nas edificações vizinhas
  • Soterramentos
  • Queda de pessoas e objetos
  • Poluição Excessiva
  • E outros mais!

 

Implosão e Demolição de Maneira Correta

Confira Abaixo Como Fazer Implosões e Demolições de Maneira Correta.

 

 

Implosão e Demolição de Maneira Incorreta

Olha o resultado de um trabalho mal executado e suas consequências. Confira no Vídeo!

 

 

Já Ouviu Falar em Desconstruir ao Invés de Demolir ou Implodir?

Com o avanço tecnológico e buscando alternativas para o impacto de demolições e implosões, os japoneses criaram uma alternativa que reduz os impactos ambientais e locais. A ideia é brilhante!

Eles desconstruíram um hotel de 40 andares ao invés de demolir ou implodir o local. Ele perde 2 andares a casa 10 dias. Todo o processo de desconstrução acontece em um espaço fechado, o que impede que haja poluição. Outra vantagem é que todo o material da demolição é reciclado ou reaproveitado.

o que é demolição implosão hotel

 

Demolir é uma ótima alternativa usada pela construção civil, mas há muito o que aprender com os japoneses sobre desconstrução, uma técnica muito mais sustentável! Concorda? Deixe Sua Opinião Nos Comentários.

 

  • VEJA TAMBÉM:

Como Fazer Um Jardim Vertical com Garrafas Pet

O Que É e Como Fazer Uma Casa Container?

O Que É Planta Baixa?

Dicas Arquitetura
Seguir Dicas Arquitetura:

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura