Dicas Indispensáveis ao Planejar o Quarto do Bebê

postado em: Construção, Decoração | 0

Para todas as Mamães e futuras Mamães que estão preocupadas com o Conforto e Segurança e ao mesmo tempo buscam orientação e dicas para o Quarto do Bebê, preparamos algumas dicas indispensáveis ao planejar o quarto do bebê.

São dicas valiosíssimas que ao planejar o quarto da criança ele fique, além de lindo, prático, agradável e funcional tanto para a mamãe quanto para o filho.

Esperamos que tenham várias idéias encantadoras!

Dicas Indispensáveis ao Planejar o Quarto do Bebê

Dica 1 – Escolha Do Tema

O primeiro passo a ser tomado, é a escolha do tema, pois é ele que vai influenciar e direcionar todo o resto da decoração.

Planejar o Quarto do Bebê menina

 

Devem ser evitados os temas de tendência do momento, como por exemplo, de um filme ou desenho que seja sucesso na atualidade. Os temas temporais são muito utilizados nos quartos masculinos, porém os temas para quartos de bebê feminino costumam ser atemporais na maioria das vezes. É comum manter a decoração por um período não inferior a três anos e caso o tema escolhido seja a de um filme na moda, pode ocorrer de perder sentido com o decorrer do tempo. Por esta razão, o mais indicado é procurar por algo atemporal, como anjos, jardins, planetas, céu, bichos dentre vários outros.

quarto de bebe menino

 

Dica 2 – Prateleiras, Cubos e Nichos

Uma das peças-chave ao decorar o ambiente, são as prateleiras, cubos e nichos. Além de dificultar o acesso dos pequenos a utensílios que são potencialmente perigosos, o recurso ajuda na organização do espaço e pode ser utilizado para colocar bichos de pelúcia, livros, brinquedos e porta-retratos.

Os objetos utilizados nas trocas de fralda ou roupa também podem ganhar um espaço nas prateleiras colocadas na parede sobre o trocador que servem como apoio.

São ideias para decorar quarto de bebê pequeno, porém, devemos tomar cuidado para não abusar na decoração, por isso, sugerimos que se escolha entre utilizá-los na parede, quadrinhos ou prateleiras.

quarto de bebe menino nichos

 

Dica 3 – Cores De Quarto De Bebê

Antes de qualquer coisa, o quarto do bebê precisa ser um espaço de tranquilidade e conforto. As cores nos causam estímulos e sensações que influenciam nosso comportamento. Com os pequenos, não é diferente! As cores predominantes no quarto buscam transmitir o bem-estar em seus primeiros meses de vida.

O gênero do recém-nascido é um dos principais fatores que influenciam na escolha das cores para decorar o ambiente. Geralmente, verde ou azul são as cores de quarto de bebê masculino predominante e rosa ou lilás as cores de quarto de bebê feminino, porém, esse é o padrão adotado pela maioria e, nos tempos modernos, levamos muito mais em consideração do que somente o sexo do bebe na hora de definir as cores.

Se estivermos procurando versatilidade nas combinações, uma boa escolha de cor para pintura de quarto de bebê é o branco, pois é marcado pelo efeito neutro que possui. Normalmente é inserido no quarto através dos móveis, porém, dependendo da cor contrastante que for utilizada, a cor branca pode também ser aplicada em algumas paredes e acessórios para que o ambiente não fique pesado.

As cores pastel também são consideradas na decoração quando queremos um quarto de bebê simples e lindo. Elas transmitem a calmaria que o bebê precisa para descansar, pois são leves, claras e suaves.

decoração de quarto de menino temas

 

Dica 4 – O Conforto Do Seu Bebê é o Seu Conforto

Essa é uma das principais razões pela qual se deve entender e investir na hora de decorar o ambiente. Muitas vezes, temos ideias de decoração para quarto de bebê que achamos perfeita, porém, está longe de ser o ideal para o conforto da criança. Selecionamos os tópicos mais importantes:

Dicas Indispensáveis ao Planejar o Quarto do Bebê

 

  • Uma boa poltrona para dar de mamar é essencial;

  • O investimento também é válido ao se escolher o berço;

  • Iluminação branda e indireta;

  • As Cores neutras com tons claros são as que ajudam o bebê a relaxar;

  • Temperatura ambiente ideal está entre 22 e 25°C;

  • Adornos e brinquedos que distraiam a criança, como os que são pendurados em berços;

  • Proteção contra insetos;

  • Isolamento acústico do quarto para manter o silêncio.

Planejar o Quarto do Bebê

 

Dica 5 – Ar Condicionado Para Quarto De Bebê

Ao contrário do que se pensa, os pequeninos não sentem mais frio do que os adultos. Estudos mostram que os bebês ficam mais irritados com o calor do que com o frio. A maneira mais eficiente para ter noção se o bebê está passando frio, é percebendo a temperatura na cabeça, costas e peito e não pelas mãozinhas e pezinhos que, por se tratarem de extremidades do corpo humano, tendem a ser mais geladas.

Prefira o ar condicionado com duplo sistema de refrigeração (quente e frio) e se possível, o que possui a função de purificação do ar, filtragem inteligente ou Vírus Doctor, que diminui a presença de bactérias e fungos no ar além de prometer eliminar ácaros.

O ventilador também pode ser um aliado, mas é preciso tomar cuidado, pois espalha muita poeira que ajuda na proliferação de bactérias, vírus, fungos e ácaros no ambiente.

Planejar o Quarto do Bebê menino

 

Lembre-se de consultar essas dicas indispensáveis ao planejar o quarto do bebê, pois a segurança, a saúde e o conforto dele estão em suas mãos.

 

 Quer Receber Novos Conteúdos por E-mail? É Simples!

Toda semana um novo conteúdo estará disponível para os leitores que seguem nosso blog (é gratuito). Para seguir nosso blog, basta clicar na aba Siga O Dicas Arquitetura que fica no canto inferior direito de sua tela, colocar seu e-mail e EnviarPronto, você estará seguindo o Blog.

  • ARTIGOS SUGERIDOS:

6 Dicas ao Escolher o Papel de Parede para Quarto Infantil

9 Dicas para Decoração de Quartos Pequenos

6 Temas Para Quarto de Bebê

Dicas Arquitetura
Seguir Dicas Arquitetura:

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura