Como Fazer Limpeza de Porcelanato

Saiba Todos os Segredos para a Limpeza de Porcelanato. O porcelanato vem ganhando muita popularidade no mercado, e vem sendo o preferido dos arquitetos e designers de interiores por ser elegante, ter alta durabilidade e ser resistente a manchas e riscos. Atualmente existe uma infinidade de modelos de porcelanatos disponíveis no mercado e seu uso varia de acordo com o tipo de ambiente em que se pretende aplica-lo. Mas assim que você decide coloca-lo surge aquela enorme dúvida: Como vou limpar? Como manter o brilho do porcelanato?

como limpar porcelanato piso

Então vamos às Dicas para Limpeza de Porcelanato para deixa-lo sempre novo e impecável.

 

Limpeza Diária

como limpar porcelanato diária

Para a limpeza de porcelanatos diárias e leves, escolha panos ou vassouras com pelos finos (cerdas finas) para eliminar a sujeira e o pó. Evite o uso de vassouras com pelos muito grossos, pois eles podem arranhar o revestimento dependendo da maneira e força com que são usadas durante a limpeza.

Utilize detergente neutro diluído em água. Isso será suficiente para eliminar a gordura e a sujeira.

Após utilizar água com detergente neutro diluído, passe um pano com água (com nada misturado) no local para retirar os resíduos do produto de limpeza.

Para finalizar, utilize um pano seco com álcool para evitar que manchas de água se formem.

 

Limpeza Pós Obra

limpeza de porcelanato pós obra

Após concluída uma obra, a limpeza de porcelanato deve ser realizada o mais breve possível.

A primeira coisa a ser feita é retirar todo o pó e pedaços soltos da obra utilizando uma vassoura. Não molhe o piso neste momento, pois ao varrer com toda esta sujeira, o risco de arranhar o porcelanato é muito grande.

Após varrer e retirar a sujeira e resíduos da obra passe um pano umedecido (detergente neutro diluído em água) em todo o local.

Caso haja resíduos de rejunte utilize vinagre branco. Num processo que demora uma média de 15 minutos, o vinagre dissolve o excesso do rejunte. Feito isso, passe um pano ou esponja com saponáceo para remover a sujeira, lave o piso com água e passe um pano seco para finalizar.

Selador é um líquido cujo objetivo é impedir riscos e manchas e deve ser aplicado após o assentamento do piso.

 

Remover a Cera Protetora dos Porcelanatos

como limpar porcelanato cera

Os porcelanatos sempre vêm com uma cera protetora. Ela serve para protegê-lo, mas é necessário retirá-la assim que colocado para trazer o brilho do piso.

Para remover a cera de proteção, aplique detergente neutro e esfregue com um pano.

 

Bebidas Alcoólicas, Café ou Ferrugem

limpeza de porcelanato café

Dilua Água Sanitária em Água numa proporção de 20×1 (20 partes de água para cada 1 parte de água sanitária) e com um pano umedecido nesta mistura passe sobre a mancha.

 

Tintas

como limpar porcelanato tinta

Manchas de tinta são mais difíceis de ser removidas. Removedores de tinta são mais agressivos, mas é uma das únicas alternativas para este problema. Outra alternativa é remover com acetona ou algum solvente orgânico.

 

Marca de Pneus

limpeza de porcelanato marca de pneus

Dilua um pouco de sapólio líquido em água (jamais o use sem diluir) e aplique sobre a marca de pneu. Esfregue com um pano e pronto.

 

Graxas e Óleos

como limpar porcelanato oleo e graxa

Graxas e óleos não são tão difíceis assim de se eliminar do porcelanato. Para tirá-los, basta diluir detergente neutro em água morna e aplicar sobre o local manchado. Deixe a solução no local de 5 a 7 minutos. Em seguida passe um pano úmido para retirar a mancha.

 

 

Cuidado com os Ataques Químicos na Limpeza de Porcelanato!

limpeza de porcelanato ataques quimicos

Ataques químicos são corrosões ou desgastes causados pelo uso inapropriado de produtos químicos na limpeza de porcelanato. Como consequência, o revestimento perde o brilho,  manchas aparecem e porosidade se torna visível.

Muito cuidado para que o seu revestimento não sofra esses ataques, pois a consequência é irreversível. O que se pode fazer é evitar que esta situação se agrave ou trocar os pisos danificados.

 

O Que Não Usar para Limpeza de Porcelanato?

como limpar porcelanato e o que não usar

  • Não utilize vassouras com cerdas duras (pelos duros) ou palhas de aço. Elas podem riscar o piso.
  • Não utilize produtos que possuam em sua composição ácidos.
  • Sabão em Pó.
  • Escovas Abrasivas.
  • Soda Cáustica.

 

Jamais Use Água Sanitária Diretamente no Porcelanato Sem Diluí-la em Água

limpeza de porcelanato água sanitária

Ao utilizar a água sanitária diretamente no porcelanato, atacará o revestimento, tirará o brilho e poderá até manchar o revestimento. Sempre que for fazer a limpeza de porcelanato, dilua o produto de limpeza em água.

 

5 Dicas Extras Super Importantes Para Limpeza de Porcelanato:

limpeza de porcelanato dicas

  1. Jamais arraste móveis sobre o porcelanato. Ao arrastar objetos há uma grande chance de arranhar o piso.
  2. Se derramar algo no piso, limpe imediatamente. Quanto mais rápido for removida a sujeira, menor o risco de manchar o piso.
  3. Evite qualquer produto abrasivo. Produtos abrasivos mancham e destroem o brilho do porcelanato.
  4. Nunca aplique qualquer produto diretamente no piso. Para uma limpeza de porcelanato eficaz, sempre dilua os produtos de limpeza em água.
  5. Para que os móveis não risquem o porcelanato, proteja os pés dos móveis com feltro, carpete ou algum outro tecido.

 

Gostou das Dicas de Limpeza de Porcelanato!? Compartilhe Com Um Amigo!

 

 Quer Receber Novos Conteúdos por E-mail? É Simples!

Toda semana um novo conteúdo estará disponível para os leitores que seguem nosso blog (é gratuito). Para seguir nosso blog, basta clicar na aba Siga O Dicas Arquitetura que fica no canto inferior direito de sua tela, colocar seu e-mail e EnviarPronto, você estará seguindo o Blog.

 

  • VEJA TAMBÉM:

Precisando de Um Arquiteto?

Casa Pueblo – Uma Casa Bela e Única

Cozinha Planejada – Antes e Depois

Dicas Arquitetura
Seguir Dicas Arquitetura:

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura