Maquetes Físicas – O Poder da Maquete em Seu Projeto

Todo mundo sabe que Maquetes Físicas são usadas por muitas construtoras com o objetivo de promover suas obras. Porém, alguns arquitetos que prezam pela qualidade do projeto e satisfação do cliente também utilizam deste recurso para promover e agregar valor ao seus projetos. Confira abaixo como um Arquiteto, Engenheiro, Designer de Interiores ou um Paisagista pode utilizar Maquetes Física em seus projetos.

 

  • O que São Maquetes Físicas?

Maquetes, também conhecidas como maquetas ou modelos são representações em escala reduzida de um projeto de engenharia ou arquitetura, entre outros tipos de projetos.

 

  • Quais São os Objetivos das Maquetes Físicas?

maquetes físicas objetivos

Uma das funções da maquete é auxiliar principalmente o arquiteto, o engenheiro, o designer ou o paisagista no desenvolvimento dos projetos. As miniaturas facilitam a visualização dos desenhos. Hoje, só uma pequena parcela dos escritórios utilizam as maquetes no desenvolvimento do projeto. Para quem vai comprar um apartamento, as maquetes físicas servem também de segurança legal, porque a maioria das pessoas não sabe ler projeto de arquitetura. Por isso, é importante desenvolver miniaturas que representam fielmente o que está no projeto.

Sua maior vantagem é a visão palpável do projeto.

  1. Contribui para a Venda e Decisão na compra de um Imóvel/Empreendimento.
  2. Auxilia nas importantes decisões na hora de Construir ou Reformar, proporcionando uma melhor Visão e Compreensão do Projeto.
  3. É usada como esboço ou peça de estudo de projetos.
  4. Apresenta ou Divulga determinado Projeto ou Empreendimento.

 

  • Tipos de Maquetes Físicas:

maquetes fisicas tipos

Empreendimentos Imobiliários
Condomínios e empreendimentos para vendas imobiliárias.

Residenciais
Residências para fins particulares.

Comerciais
Empreendimentos para fins comerciais.

Industriais e Institucionais
Indústrias, fábricas, instituições, máquinas e equipamentos.

Estudo
Executadas no início ou durante o processo de criação de um projeto. Geralmente Maquetes Físicas Volumétricas para auxiliar os profissionais e interpretação dos clientes. Ideais para para estudantes de Arquitetura e Engenharia. Também utilizadas para Protótipos.

 

  • Modelos de Maquetes Físicas:

maquetes físicas modelos

Maquete Volumétrica

Destinadas aos profissionais que desejam apresentar a seus clientes uma maquete elaborada facilitando assim o entendimento, quando há necessidade apenas da visualização do exterior. Modelos ideais para casas, prédios, condomínios, paisagismo entre outros empreendimentos.

Maquete de Edificação Exterior + Interior

Destinadas aos profissionais que desejam apresentar a seus clientes uma maquete elaborada facilitando assim o entendimento, quando há necessidade de visualização do exterior e interior do projeto (disposição dos ambientes).

Maquetes de Ambientes e Interiores

Destinadas aos profissionais que queiram apresentar a seus clientes uma maquete do ambiente em que é possível visualizar o layout do projeto com portas, janelas, móveis, adornos, dentre outros. Maquetes ideais para Projetos de Interiores de casas, prédios, escritórios entre outros empreendimentos e objetivos.

Maquetes de Relevo (Topográfica)

Representam terrenos, loteamentos ou projetos paisagísticos podendo conter curvas de nível, piscinas, calçadas, dentre outros.

 

  • Opção de Cores e Detalhamento:

maquetes físicas cores e detalhamento

1- Monocromáticas: representadas normalmente apenas na cor branca. Também podem ser volumétricas. Destinadas a estudantes de arquitetura ou à aqueles que gostariam de visualizar apenas a forma plástica.

2- Apresentação: alto nível de realismo com todos os detalhes, texturas e itens arquitetônicos representados. Destinadas aos profissionais que queiram apresentar a seus clientes uma maquete do ambiente em que é possível visualizar o layout do projeto com portas, janelas, móveis, adornos, dentre outros. Modelos COM cores e alto grau de PERFEIÇÃO no detalhamento e pintura. Maquetes ideais para Projetos de Interiores de casas, prédios, escritórios entre outros empreendimentos e objetivos.

 

  • O Poder das Maquetes Físicas no Projeto

maquetes físicas poder

  1. Elimina a dificuldade que o cliente tem em interpretar e visualizar o projeto.
  2. Torna o escritório do profissional ( Arquiteto, Engenheiro, Paisagista ou Designer de Interiores) exclusivo e de alto padrão.
  3. Se torna o diferencial entre todos os escritório de arquitetura e preferência ente os clientes, pois trará mais segurança e exclusividade.
  4. A quantidade de referências de clientes aumentará pelo diferencial e exclusividade.
  5. Poder presentear o cliente com a Maquete de seu projeto, o que trará satisfação do cliente, fidelidade e indicações.

 

  • Como Saber que Tipo de Maquete Precisa?

Confira os modelos de acordo com a necessidade do projeto no link abaixo

Maquetes – Modelos, Preços e Objetivos

 

  • Maquete Volumétrica Antes e Depois (Monocromática e depois pintada)

 

 Quer Receber Novos Conteúdos por E-mail? É Simples!

Toda semana um novo conteúdo estará disponível para os leitores que seguem nosso blog (é gratuito). Para seguir nosso blog, basta clicar na aba Siga O Dicas Arquitetura que fica no canto inferior direito de sua tela, colocar seu e-mail e EnviarPronto, você estará seguindo o Blog.

.

  • CONFIRA TAMBÉM:

Maquetes para Arquitetos, Engenheiros, Paisagistas e Estudantes

Desastres da Engenharia – Vídeo

Como Construir Um Lago no Jardim

 

Dicas Arquitetura
Seguir Dicas Arquitetura:

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura