Casa Container – O que é e Como Fazer

A cada novo dia, a casa container se torna uma opção cada vez mais procurada. Além de serem mais ecológicas, são mais resistentes, modernas, baratas e muito mais luxuosas.

O assunto de construção residencial feita com containers marítimos veio à tona quando decidi que precisava me envolver e morar em tal tipo de construção. Mas para que isso acontecesse, precisei convencer uma cliente mais que especial a aceitar que eu projetasse e construísse uma, e essa “cliente” nada mais era do que minha própria esposa, com opiniões formadas e cheias de preconceitos em relação a moradias feitas com containers.

Como grande parte dos Brasileiros, ela tinha inúmeros motivos para que não optássemos por esse tipo de construção, dentre os mais comuns:

-“Eu não vou morar em uma caixa de metal, não se parece com casa”

-“Morar dentro de um container deve ser muito quente”

-“É feio! ”

-“Os espaços são mal aproveitados por conta do formato dos containers”

Contudo, o desafio era enumerar diversos fatores que contribuíssem para desmistificar o assunto e transformar o preconceito em “conceito”.

Como as Pessoas Imaginam Uma Casa Container

casa conteiner pre conceito

Como Realmente é Uma Casa Container

casa container conceito

Neste artigo, irei enumerar algumas das vantagens (argumentos) de se morar em uma casa container e que provavelmente mudará a tua percepção também:

Confira Abaixo Tudo Sobre as Casas Conteiner!

 

O Que é Uma Casa Conteiner?

Casas contêiner são casas completas como qualquer outra, porém, mais resistentes. Sua principal estrutura são os conteiners utilizados pelo mercado náutico.

 

O Porque Utilizar o Conteiner na Construção Civil

O contêiner é uma caixa, feita em aço e com uma estrutura muito resistente, pois aguentam aproximadamente 10 conteiners (um sobre o outro).

container

A vida útil de um contêiner no mercado náutico é de 8 anos, porém, sua vida útil total é de 100 anos. É possível observar que após entrar em desuso no mercado náutico, ainda possui uma vida útil de 92 anos.

Os containers usados na construção civil são os mesmos usados para transporte de mercadorias por meio de navios. Toda estrutura é feita em aço carbono e apenas o piso é feito em madeira naval.

 

Surgimento do Conceito Casa Conteiner

Em 1937 surgiam para revolucionar o sistema de transporte marítimo e terrestre no mundo. Através deles é possível armazenar cargas e transportar 95% de toda a carga mundial. Pelo fato de sua vida útil ser apenas de 8 a 10 anos, após este período são descartados.

Por serem super resistentes se tornaram ótimas alternativas para a construção civil, principalmente quando bem utilizados por arquitetos e engenheiros civis. Vários países, principalmente os europeus, vêm levantando estruturas como casas, escritórios e hotéis com este material e a satisfação tem sido superior as expectativas. Além da estrutura ser mais resistente, o tempo de construção é reduzido e a quantidade de material usado é menor, além de ser uma construção sustentável.

O Brasil já ocupa o quarto lugar no ranking dos países que utilizam construções sustentáveis.

 

Tamanhos Padrão dos Containers

Há dois tamanhos padrão de containers e são eles:

  • 2,43 (largura) x 6,06 (comprimento) x 2,59 (altura)
  • 2,43 (largura) x 12,19 (comprimento) x 2,59 (altura)

conteiner

Peso padrão

  • 2,3 toneladas
  • 3,8 toneladas

 

Tipos de Conteiner

Há uma variedade de modelos de container no mercado, porém, 2 tipos de containers são usados na Construção Civil, são eles:

 

Conteiner Dry Box High Cube:

São os mais usados para construção de casas container. São equipados apenas com portas nas extremidades. Possuem a altura perfeita disponível para fazer adaptações e instalações. Sua altura é de 2,89m e 12m de comprimento.

casa container high cube hc

É o container mais indicado para habitação de pessoas, pois é mais alto pelo menos 30 cm do que os demais modelos. É muito utilizado para projetos de casas e escritórios.

 

Conteiner Reefer:

O modelo reefer ou também conhecido como refrigerado possui um revestimento em suas paredes, o que diminui o espaço disponível em seu interior.

casa conteiner reefer

Uma das desvantagens de utilizá-lo na construção de casas contêiner é a dificuldades de adaptá-lo e fazer mudanças como cortes de portas e janelas. Além disso a altura de seu interior é bem baixa.

 

A Necessidade de Um Arquiteto

Com um projeto bem elaborado por um arquiteto, com o mesmo valor que despenderia em uma casa de alvenaria, pode-se construir uma casa contêiner muito maior, mais moderna, mais resistente e atraente.

o que é autocad engenheiro

Um projeto arquitetônico por um arquiteto especialista garante beleza, conforto e segurança.

 

Casa Conteiner no Brasil X Outros Países

Em muitos países é muito comum encontrar casas construídas a partir de conteiners.

Apesar de o Brasil não ser um país muito maduro para este tipo de construção, o mercado também vem crescendo bastante para este tipo de estrutura. Foi usado inicialmente como estação de trabalho em portos e grandes fábricas. Com o tempo passou a ser usado para quiosques a beira mar e pequenas lojas. Atualmente é possível encontrar casas cantainers em vários lugares do Brasil.

Cada vez o número de fãs destes modelos de estrutura cresce, tudo isso por conta das inúmeras vantagens do material e tipo de construção.

Confira as várias vantagens abaixo:

 

Vantagens de se Construir Uma Casa Conteiner

 

Vantagem nº1: Custo X Benefício

Quando pensamos em obras, a primeira coisa que vem à cabeça é quantos milhares de reais ela vai nos tirar. Não sei quanto a vocês, queridos leitores, mas quando se trata de mexer com obra, é comum ouvirmos que o valor final da construção beira o dobro do inicialmente previsto, não é mesmo? Pois bem, nesse caso, podemos tirar boas vantagens que deixarão de drenar nosso suado dinheiro que muito provável juntamos por tanto tempo!

economizar como construir uma casa barata

Fundação – Isso mesmo! O alicerce que deverá suportar o(s) container(s), dependendo do terreno, e do tipo de fundação escolhida, a despesa será MÍNIMA. Existem alguns tipos de fundação, dentre eles: Sapata Isolada, Radier, Alicerces Móveis, Alicerce Comum Isolado, Sapata Corrida, Estacas Pré-Moldadas dentre outras. Não podemos entrar no mérito de qual fundação é melhor para sua casa conteiner, pois para tal, é necessário levar em consideração diversos fatores.

 

Custo do Container – Toda casa possui uma estrutura, onde há vigas, colunas, lajes e vergalhões. Tudo isso, além de demandar tempo, demanda dinheiro e muito mais quando imprevistos acontecem, o que não é difícil acontecer! Para a execução da minha Casa Container, irei utilizar containers de 12 metros de comprimento por 2,4 metros de largura por 2,9 metros de altura (40 HC). Cada Container já com o frete e descarregado, cotando em uma empresa daqui de Brasília, custa R$8.100,00 (cotação feita em julho de 2016) A princípio, pode parecer caro, mas se formos críticos em nosso julgamento, veremos que uma boa parte que consome muito dinheiro está ali, naquela “linda” caixa de Aço Corten, pois ela nada mais é a estrutura (e QUE estrutura!) de sua futura residência, porém, o fato de sabermos que o container possuir uma estrutura capaz de suportar o empilhamento de até 12 containers vazios, mas de modo geral, na arquitetura, pode ser empilhado até 5 containers. Isso não significa que podemos empilha-los de qualquer maneira, muito menos ainda quando sofreram algum tipo de modificação em detrimento de um projeto arquitetônico específico. Em outras palavras, já temos prontinho uma boa parte da estrutura da casa conteiner e fica a critério do Arquiteto executar o projeto de acordo com as necessidades de seu cliente.

 

Custo da Obra –

  • Economia no material – Se o problema para quem quer construir é o $, aí vai uma ótima notícia. Os custos para se construir uma casa container é bem inferior do que uma casa de alvenaria. Giram em torno de 30% a menos do que uma construção comum. É gerada economia de areia, tijolo, cimento, ferro, água e muitos outros materiais necessários numa construção de alvenaria.
  • Economia na mão de obra – Pelo fato da construção ser finalizada com muito menos material e em tempo muito inferior a uma construção comum, os gastos com mão de obra são consideravelmente menores e as dores de cabeça também.

 

 Mão de obra reduzida –

mao de obra casa conteiner

Em resumo, precisaremos, em geral, de um bom serralheiro e de um gesseiro, mas aqui é que mora o perigo! ATENÇÃO! Por se tratar de algo incomum e que exigem qualificações específicas, esses profissionais podem se aproveitar desse argumento para tirarem o máximo de dinheiro que eles conseguirem. Fiquem atentos! Essas qualificações específicas quem deve ter é o Arquiteto ou Engenheiro e esses profissionais que são responsáveis e ditam como deverão ser os cortes e onde deverão conter os reforços estruturais de maneira a não comprometer a estrutura. Também há empresas que prestam esse serviço. A mão-de-obra especializada é amplamente disponível e não se deixe enganar por profissionais que utilizam desse argumento como seu diferencial para elevar o valor do serviço (DICA DE OURO!). Já com relação às paredes e forros de gesso, o serviço é praticamente idêntico à construção normal, mas se optarmos por fazermos ao bom e velho estilo DIY (faça você mesmo), poderemos economizar rios de dinheiro.

 

Tempo de execução – Como o que mais toma tempo de uma obra é a execução da fundação e da estrutura em si, com o container, eliminamos praticamente toda esta etapa, eliminando também uma boa parte da mão de obra. O tempo de construção da estrutura da casa conteiner é notavelmente menor. O m² da estrutura da casa feita de container é produzido em média 35% mais rápido do que a estrutura de alvenaria.

 

A terra é que valoriza mais, não o imóvel em si – Verdade seja dita! Pode ser que 20 anos atrás, uma construção feita em alvenaria estivesse na moda e muito provável foi um excelente negócio, mas com a constante evolução, mudanças de hábitos e gosto, o referido edifício não passa de um inconveniente “entulho”, atrapalhando assim, um possível imóvel com potencial. Se a construção for feita com container, facilmente é revendido e, as vezes, valorizada, o que não acontece com a construção em alvenaria, que o único destino são várias caçambas de entulho que você provavelmente deverá pagar por isso!

Esses são apenas alguns fatores (mais comuns) que contribuem de maneira significativa para economizarmos nosso suado dinheiro e é importante lembrar que, dependendo do acabamento escolhido, o valor final pode ser bem elevado. Deve ser levado em consideração a individualidade de cada projeto.

 

Vantagem nº2: Tempo de Execução

Já demos uma palhinha na Vantagem nº1 sobre a economia gerada em detrimento do reduzido tempo de execução da casa conteiner. Como profissional da área, ouso afirmar que uma fundação robusta capaz de suportar uma estrutura em alvenaria toma tempo. Uma estrutura em alvenaria em si, toma muito tempo. Acabamento em tijolo, até onde pude acompanhar, também toma mais tempo. Em média, tendo todos os recursos disponíveis e em um mundo ideal, uma construção de aproximadamente 120 m² feita com containers pode ser totalmente terminada em menos de 3 meses.

casa container tempo

 

Vantagem nº3: Conforto Térmico

Aqui temos a primeira pergunta que nos fazem quando tocamos no assunto de construção feita com container: “Deve fazer um calor infernal! ”. NÃÃÃÃO! Se realizado por profissionais competentes, o conforto térmico é o MESMO de uma residência em alvenaria. Sejamos lógicos, um container isolado que é feito de puro aço é uma coisa e no mundo que vivemos, cheio de métodos e de tecnologias disponíveis, é possível resolver estas questões de forma bem prática!

Uma solução comumente apresentada é a utilização de lãs de vidro, lãs de pet e lãs de rocha. São muito semelhantes quando tratado de suas propriedades isolantes. Mas alguns fatores podem ser cruciais ao decidir qual delas utilizar, seja pela densidade, pela capacidade de suportar temperaturas extremas acima de 200°C, por não proliferar fungos e bactérias, por não apodrecer, por ser mais barata ou qualquer outro fator que determine uma característica peculiar exigida no projeto.

 

Vantagem nº4: Sustentabilidade

coleta seletiva

 

  • O container é muito mais fácil de se manusear do que estruturas comuns da contrução civil.
  • Outra vantagem a ser considerada é o aproveitamento quase integral de todo o material usado.
  • A poluição e entulhos na hora da construção é muito inferior.

Diante de tantos benefícios da sustentabilidade, diversos brasileiros já estão buscando estas alternativas para sua moradia. Casas conteiner proporcionam isso e muito mais!

 

Vantagem nº5: Resistência

A estrutura dos containers são extremamente fortes, resistentes e seguras. Suportam uma carga muito grande sem deformar e possuem uma vida útil de até 90 anos.

 

Preocupações e Soluções

  • Temperatura

Um dos modelos de container usados para casa container é o modelo Reefer, que é usado para transporte de carga refrigerada. Este tipo de container já vem com um isolamento de fábrica.

Para os outros modelos de containers, há isolantes de temperatura que são instalados e adaptados. Sua eficiência é tão grande, que a sensação térmica é igual a de uma casa de alvenaria.

 

  • Infiltrações

As Caixas de contêiner são fabricadas para aguentar viagens, cargas e uma diversidade de problemas naturais como ventos, tempestades e chuvas fortes. Sua estrutura impede que água entre no contêiner e crie infiltrações.

A atenção deve ser dobrada na hora de fazer modificações como portas, janelas e furos na estrutura do contêiner. Caso não sejam feitas por um profissional e sobre a supervisão de um arquiteto ou engenheiro, há um grande risco de problemas futuros com estrutura e infiltrações.

 

  • Acabamentos

Há uma grande preocupação com o acabamento da casa contêiner. Duas possíveis soluções simples para o acabamento.

 

Acabamento Interno

O acabamento interno varia de cliente para cliente, de perfil para perfil. Uma uma coisa é fato, o resultado sempre é positivo. O acabamento para casas container é muito simples de se fazer. O cliente pode ter a possibilidade de utilizar das paredes do contêiner para personalizar a casa ou pode cobri-las por completo como uma casa tradicional. Opções não faltam!

 

casa container laranja 3

 

Acabamento Externo

O container é usado apenas como estrutura da casa, porém, não é muito incomum observar essa estrutura exposta depois de pronta. Deixando a estrutura à mostra cria-se um “ar” de modernidade e personalidade da casa. Desta maneira economiza-se muito dinheiro com acabamento.

Caso queira um acabamento para deixar a casa com uma aparência de casa de alvenaria, pode-se fazer sem problema algum. O resultado é impressionante! Com contêiner é possível ter soluções pouco prováveis em uma casa de alvenaria.

Outra vantagem de se ter uma casa container é poder personaliza-la da maneira que quiser, podendo deixar a estrutura à mostra ou fazer um acabamento sobre ela, o que não se pode fazer numa casa de alvenaria.

 

Projeto de Uma Casa Container em Brasília

Confira o Projeto de Casa Conteiner criado pela Pourre Arquitetura abaixo:

casa container pourre arquitetura 1
© Pourre Arquitetura – Casas Container

casa container pourre arquitetura 3

casa container pourre arquitetura 4

casa container pourre arquitetura 5

casa conteiner pourre arquitetura 7

casa conteiner pourre arquitetura 8

casa conteiner pourre arquitetura 9
© Pourre Arquitetura – Casas Container
Quer conhecer a Pourre Arquitetura? Acesse PourreArquitetura.com.br

 

Confira os Modelos de Construções, Escritórios e Casas Conteiner

  • Modelos Casa Container Sem Acabamento Externo

House Built Out Of Shipping Containers In Houses Built Out Of Shipping Containers Container House Design - Container House Design

© Andres Garcia Lachner
© Andres Garcia Lachner

 

Esta construção custou apenas 40 mil dólares e possui 150 metros quadrados. O projeto foi feito por Benjamin Garcia Saxe.

casa container incubo
© Sergio Pucci

 

Essa é a Casa Incubo, foi construída na Costa Rica. Foi projetada pelo Arquiteto José Maria Trejos da Costa Rica. Esta moradia ficou pronta em apenas 80% do tempo de uma construção comum.

 

 

  • Modelos Casa Container Com Acabamento Externo

casa conteiner verde 3

casa conteiner verde 1

casa conteiner verde 2

Esta casa em balanço foi projetada pela CG Architectes, da frança. “Crossbox” como é conhecida, está localizada na França. Essa casa container foi construída à partir de 4 módulos de container. O cliente optou por acabamentos externos nas cores verde e preta.

A Beach Box

© The Beach Box
© The Beach Box
© The Beach Box
© The Beach Box

 

Numa das áreas mais nobres de Nova Iorque, Hamptons, foi construído uma casa de containers reaproveitados. O Arquiteto Andrew Anderson projetou essa casa container de luxo, com tudo o que tem direito. Essa casa é formada por seis módulos e é conhecida como Beach Box. É uma super casa eco-luxo a poucos metros do oceano.

 

Gostou do Conteúdo da Casa Container!?

 

 Quer Receber Novos Conteúdos por E-mail? É Simples!

Toda semana um novo conteúdo estará disponível para os leitores que seguem nosso blog (é gratuito). Para seguir nosso blog, basta clicar na aba Siga O Dicas Arquitetura que fica no canto inferior direito de sua tela, colocar seu e-mail e EnviarPronto, você estará seguindo o Blog.

 

  • VEJA TAMBÉM:

Uma Casa de Luxo Construída com Containers

Quer Fazer Uma Casa Container?

site pourre arquitetura

 

 

 

 

 

 

Como Construir Uma Casa Barata

Dicas Arquitetura
Seguir Dicas Arquitetura:

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura

  • Muito TOP. Se a moda pega.. rs

  • Cecilia Dos Santos

  • Jéssica Freitas

    Olá, boa tarde.
    Parabéns pela postagem. Informações muito importantes.
    Sou formanda em engenharia civil, e estou estudando sobre o tema.
    Gostaria de ter um contato para poder discutir algumas questões, será que é possível?
    Desde já, obrigada.