O Que é Planta Baixa?

O Que é Planta Baixa

A definição de o que é planta baixa é muito simples de ser compreendida. Planta baixa é o nome dado a um projeto ou desenho de uma construção em 2D, a partir de um corte horizontal feito à altura de 1,5 metros do chão. Várias informações devem estar bem detalhadas, tais como: a escala, as cotas, espessura das paredes, os nomes dos ambientes, portas, janelas e o nível.

o que é planta baixa 1

Objetivos da Planta Baixa

Através da Planta Baixa é possível observar:

  • As Disposições dos Ambientes

Um dos maiores benefícios de se fazer e analisar uma planta baixa, é poder observar o relacionamentos dos ambientes, sua acessibilidade e tamanho por uma perspectiva mais simples de ser compreendida. Desta maneira, pode-se fazer modificações, caso necessário.

  • Ver o Que Ainda Não Existe

o que é planta baixa objetivos

Na maioria das obras, arquitetos e engenheiros são solicitados para criar um ambiente a partir do zero. Uma das grandes “mágicas” das plantas baixas é poder criar na mente do cliente as possibilidades de seus sonhos através de um desenho em 2D que pode ser modificado a qualquer momento, atendendo as necessidades do cliente em questão.

  • Observar as Dimensões e a Distribuição das Mobílias e Instalações de Componentes

Entre os erros “fatais” encontrados na confecção das plantas baixas, encontra-se o dimensionamento incorreto dos cômodos, por exemplo:

Exemplo 1: Banheiros muito pequenos.

É muito comum encontrarmos projetos com banheiros tão pequenos que quando as portas são instaladas, não abrem por completo, pois vasos sanitários ou pias se tornam obstáculos. Isso ocorre pelo fato de não ter espaço suficiente para instalá-los com espaço mínimo exigido.

 

Exemplo 2: Quartos demasiadamente grandes.

É normal querer ambientes grandes, porém, não é muito difícil de se encontrar ambientes demasiadamente grandes onde muito espaço é desperdiçado e fica ocioso. Isso acontece quando a mobília é insuficiente para preencher o espaço disponível.

 

Observação: Dimensões são os espaços entres as paredes de um cômodo, tendo em vista detalhes como componentes a serem instalados como pias, louças sanitárias etc.

 

Projetos Complementares

É a partir das plantas baixas que são elaborados os projetos complementares de instalações hidráulicas, elétricas, esgoto, gesso, paisagístico etc.

 

Plantas Baixas X Plantas dos Pavimentos

Muito se confunde esse conceito, porém, é muito fácil de ser entendido.

Planta baixa refere-se a planta de acesso da edificação e não os demais andares. As “plantas baixas” dos andares ou pavimentos superiores são referidas apenas com plantas ou plantas dos pavimentos, necessitando indicar nela o andar em questão.

o que é planta baixa pavimento

Talvez essa confusão se deva pelo fato de que a palavra “baixa” venha da altura em que o corte é feito (1,5 metros do chão), no entanto, ela vem do andar onde se tem acesso à edificação.

Nas plantas baixas deve-se constar os acessos ao imóvel para pedestres, automóveis e as áreas permeáveis do terreno.

 

Escalas Usuais

  • Construção Civil

1:50, 1:100, 1:200

 

  • Obras de Engenharia

1:500, 1:1000, 1:2000

o que é planta escala

Escala é a relação entre as dimensões representadas no projeto e as dimensões reais.

Há algumas condições básicas na escolha da escala

  • O tamanho do objeto a representar
  • As dimensões do papel disponíveis
  • A clareza e a precisão do projeto

 

Plantas Baixas X Plantas Lay-out (Plantas Humanizadas)

A diferença sobre o que é planta baixa e planta lay-out é muito simples. As plantas lay-out possuem muitos dos componentes encontrados na planta baixa, como mobiliários e equipamentos. Textos e cotas são suprimidos e deixados apenas os valores das cotas sem as linhas. O objetivo deste tipo de planta é a melhor compreensão do espaço projetado, bem como seu dimensionamento.

o que é planta baixa humanizada

Este tipo de planta é usada para pessoas com pouco conhecimento de engenharia por ser mais simples de ser lida. É utilizada por arquitetos e engenheiros para explicar o projeto para seus clientes.

Caso modificações precisem ser feitas por algum outro profissional, irão utilizar a planta baixa para representar suas especificações.

 

Dicas Para Desenhar uma Planta Baixa

  • Demarcar as Paredes
  • Representar as Lousas Sanitárias e Fixas
  • Representar as Projeções dos Beirais
  • Representar os Pisos Frios
  • Nome dos Ambientes e Cotas (sem as linhas)
  • Escala Usada
  • Representação da posição e das dimensões das esquadrias bem como dos arcos que demarca a abertura das portas.

Agora que você já sabe o que é uma planta baixa, está na hora de saber que não é só com ela que se faz um projeto de uma edificação. São necessários outras dimensões, planos e perspectivas. Essas partes complementares do projeto são: Cortes, Fachadas, Cobertura, Plantas de Locação e de Situação.

 

Cortes, Fachadas e Coberturas

Cortes

o que é planta baixa cortes

São elaborados basicamente para esclarecer detalhes como altura das partes, que por sua vez não podem ser constatado na planta baixa.

Há dois tipos de cortes. O corte longitudinal, que se passa da frente para o fundo da edificação e o corte transversal, que é feito de um lado para o outro.

Fachadas

o que é planta baixa fachadas

Tem como referência o plano na vertical. A característica destes planos é ver a edificação (a frente, o fundo e as laterais) por fora. Este plano não corta a edificação.

Cobertura

É indicado a posição das águas do telhado, bem como o detalhes da cobertura.

o que é planta baixa telhado

 

Plantas de Locação e Situação

Plantas de Locação

É utilizada para mostrar onde a construção está localizada (locada) dentro do terreno.

Plantas de Situação

Através dela é possível observar onde o terreno se encontra dentro de um quarteirão ou bairro.

 

Como São Feitas as Plantas Baixas?

As plantas baixas podem ser feitas à mão ou com o auxilio de um software para projetos. Dentre os softwares mais usados estão o Autocad, o Sketchup e Revit. Há outros softwares para este fim, mas estes são os mais comuns.

 

o que é planta baixo estudos

 

Fases do Projeto

Estudo Preliminar

É nessa fase que o arquiteto ou engenheiro cria as primeiras ideias e sugestões de projeto de acordo com as informações e necessidades do cliente. Plantas baixas e demais plantas, cortes, fachadas e coberturas são apresentadas.

Anteprojeto

Com a aprovação do cliente, o anteprojeto começa a ser feito. Nesta etapa, os projetos complementares são criados e bem mais detalhados.

São entregues a documentação para aprovação nos órgãos públicos e uma descrição dos materiais necessários.

Projeto Legal

Projeto legal é aquele enviado aos órgãos responsáveis pela liberação do alvará da edificação.

Projeto Executivo

Esse é o projeto que vai para a obra. É através das informações e detalhes contidos nele que a edificação será erguida. Por isso as informações devem estar claras e conter o máximo de detalhes possível.

 

Execução do Projeto

o que é planta baixa execução do projeto

Para as partes subsequentes do projeto como cortes, fachadas e cobertura; a planta baixa será usada como instrumento guia para o engenheiro ou arquiteto. Ela é considerada a parte mais importante de projeto e é através dela que o empreiteiro executará a obra.

 

Espero que tenha aprendido o que é planta baixa e aproveitado o conteúdo. Se gostou clica em curtir e nos deixe seu comentário. É importante para nós!

 

 Quer Receber Novos Conteúdos por E-mail? É Simples!

Toda semana um novo conteúdo estará disponível para os leitores que seguem nosso blog (é gratuito). Para seguir nosso blog, basta clicar na aba Siga O Dicas Arquitetura que fica no canto inferior direito de sua tela, colocar seu e-mail e EnviarPronto, você estará seguindo o Blog.

 

  • VEJA TAMBÉM:

O Que É Uma Casa Container?

O que é Autocad?

Autocad 3D

Dicas Arquitetura
Seguir Dicas Arquitetura:

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura