Plantas de Interior – Cuidados e Escolha

postado em: Decoração, Paisagismo | 0

As Plantas de Interior de casa em fazem uma grande diferença em qualquer ambiente ambiente. Elas trazem vida, cores e conquistam os olhares de todos os frequentadores do local. Muitas pessoas têm dificuldades em acertar quais são as plantas ideais para casa e escritórios. Abaixo vão algumas dicas dos cuidados necessários e de como escolher corretamente sua planta. Confira!

orquidea inicio

Plantas de Interior de Casa – Cuidados

 

  • Que Tipos de Planta de Interior de Casa é Apropriada Para Cada Ambiente?

Para ambientes largos e espaçosos uma boa opção é uma planta com folhas largas. Elas dão uma impressão de o ambiente ser ainda maior.

Outra boa opção para ambientes espaçosos são árvores que não crescem muito. Caso se queira colocar uma árvore que em alguns anos passará dos 2,5 m de altura, plante-a em um vaso grande. Assim que ela atingir um tamanho inapropriado para ficar dentro da casa, mova-a para um jardim e não se esqueça de tirá-la do vaso para que suas raízes possam se aprofundar no solo e se desenvolver num local adequado.

Plantas suspensas são ideais para cantos e/ou proximidades com a janela.

 

  • Importante – Plantas de Interior de Casa Necessitam de Luz Solar!

sol

Jamais se esqueça de fornecer luz solar às suas plantas. A luz é essencial para seu desenvolvimento, boa aparência e “saúde”. Posicione suas plantas em locais onde haja significante incidência de luz boa parte do dia.

Existem plantas que necessitam de menos luz do que outras. É necessário estudar a planta de sua preferência para se certificar de que o local é adequado para ela.

 

  • Como Saber se Minha Planta de Interior Está Saudável?

folhas amarelas

A cor das folhas são sintomas da saúde de sua planta. Se ela está apresentando cores muito amareladas sugerem excesso de luz solar direta e folhas mais escuras do que o normal indicam o oposto, a falta de luz em maior intensidade.

 

  • Plantas de Interior de Casa Têm Que Ser Regadas Com a Frequência Correta.

Normalmente não nos preocupamos muito com a rega de nossas plantas de jardim. Em muitas casas há um sistema de irrigação controlado de aspersores, outras contam com a frequência das chuvas, mas as plantas de interior só podem contar com você.

A maioria das plantas necessita de água a cada dois dias. Saiba a frequência correta de rega de cada planta. Abaixo você encontra algumas dicas e plantas para sua casa.

 

  • Mas Como Saber se a Planta Precisa de Mais Água?

regar

É muito simples! Erga o vaso, vasos leves indicam necessidade de água imediata. Outra maneira simples é afundar levemente o dedo na terra. Caso sinta que a terra esteja muito seca, aumente a quantidade de água na rega ou sua frequência.

 

  • Um Erro Cometido Por Muitos

A maioria das pessoas acredita que as plantas adoram água em grande quantidade e muitas vezes acabam encharcando o vaso da plantinha. Água em demasia é prejudicial ao desenvolvimento da planta e em muitos casos acarreta o apodrecimento de suas raízes, o que ocasiona sua morte.

Para que erros como esse não destruam uma pequena vida inocente, opte por vasos que tenham pequenos furos no fundo. Estes tipos de vasos contribuem para a saída de água em excesso da terra.

A Dica que deixamos para a quantidade de água na rega da planta é:

Nem Saara nem dilúvio, apenas umedeça a terra!

 

  • Incentive o Desenvolvimento de Sua Planta de Interior

Nada melhor para o bom desenvolvimento da planta do que um adubo. Água e sol são suficientes desde que a terra seja boa, porém, a maioria dos solos que encontramos por aí são pouco férteis. Por isso, adube suas plantas, principalmente em suas primeiras fases de vida.

 

  • Tamanho do Vaso Correto

vasos de bar

Lembre-se que algumas plantas crescem bastante com o passar do tempo, suas raízes e caules engrossam. Vasos pequenos impedem que raízes cresçam de maneira natural e saudável. Também contribuem para retardar o crescimento.

Acompanhe o crescimento da planta e substitua os vasos antigos por maiores, quando necessário. Alguns tipos de plantas desenvolvem bastante as folhas e ramos, porém, os caules e raízes crescem pouco. A necessidade de troca de vasos varia de acordo com o tipo e porte da planta.

 

  • Retire Folhas, Flores e Galhos Secos

folhas secas

Retirar os galhos, flores e folhas secos contribuem para uma boa aparência de sua planta de interior de casa. Partes que não estejam se desenvolvendo bem devem ser retiradas também, pois atrapalham o desenvolvimento da planta.

 

  • Dias Muito Quentes

Em dias de muito calor, dê um agrado em suas plantas de interior. Aplique água sobre as folhas e solo com um borrifador.

 

  • Parasitas e Pragas nas Plantas de Interior de Casa

pragas e parasitas

Em algumas épocas do ano parasitas aparecem e sua planta fica vulnerável. Os parasitas e pragas mais comuns são: lesmas, formigas, aranha vermelha, cochonilha, pulgões e caracóis. Sua plantinha pode sofrer bastante caso esses ataques passem desapercebidos. Inspecione suas plantas de interior ocasionalmente para observar se há a presença de parasitas e pragas.

 

Vamos as Sugestões das Melhores Plantas de Interior da Casa.

Plantas de Interior de Casa – Escolha

 

  • Begôniasplantas de interior begoniaEscolhida por muitos para enfeitar o interior da casa por possuir folhas muito atraentes e necessitar de poucos cuidados. Necessitam de pouca incidência de luz e precisam ser regadas apenas 2 a 3 vezes por semana e com pouca água.
  • SamambaiasamambaiaSão muito populares em muitas casas. Muitas pessoas a colocam dentro de casa, mas também é muito comum encontra-la em jardins também. Elas adoram luz solar indireta, tendo isso em mente, coloque sua planta próxima a janela em um local onde a temperatura seja constante e receba luz, mas não a luz direta. Essas plantas adoram umidade. Certifique-se de que o solo esteja úmido sempre. Regue a planta com frequência e com pouca água.
  • Cactosplantas de interior cactosUma das plantas mais usadas em decoração de mesas, sejam de escritórios ou salas de estar. São plantas que exigem pouquíssimos cuidados. Por se adaptarem em solos pouco férteis e com a presença de pouca água, conseguem sobreviver e se desenvolver em ambientes onde não há água em abundância. Cuidar de um cactos é muito simples. Basta regá-lo 1 vez a cada 7 ou 10 dia e com pouquíssima água e deixa-lo receber luz solar algumas horas por dia.
  • Palmeira Ráfisrafia plantaÉ uma espécie de palmeira e sua origem é chinesa. Por terem um porte médio e dispensarem muitos cuidados, é uma das plantas de interior mais popular. Precisa de receber luz solar indireta e de regas 2 vezes por semana.
  • Suculentasplantas de interior suculentasSão parentes dos cactos e muito simples de se cuidar. Apresentam uma enorme variedade de cores e tamanhos e precisam ser regadas em média 1 vez por semana. São excelentes plantas de interior que além de contribuir para a decoração não exigem muitos cuidados.
  • Orquídeasorquidea rosaAs Orquídeas encantam muitas pessoas e suas belas flores encantam todos que a observam. Cuidar delas exige cuidado, nos mínimos detalhes. Para cuidar delas é necessário saber algumas coisas essenciais: como cuidar em casa, como regar, como adubar, como controlar as pragas, quantidade necessária de luz solar e os tipos diferentes de orquídeas.

Curiosidade sobre da orquídeas:

A maior parte das orquídeas vive na natureza em ambientes com pouca incidência de luz natural, geralmente abaixo de folhas e outras plantas.

Quer Aprender Todos os Segredos de Como Cuidar de Uma Orquídea?

 

Dicas:

  1. Evite plantá-las em vasos de plástico. Dê preferência a vasos de barros, pois eles absorvem melhor o excesso de água e evitam que a planta fique encharcada.
  2. Evite deixa-las diretamente em contato com a luz intensa do sol. Essas plantas preferem pouca iluminação.
  3. Posicione-a em ambientes frescos e bem ventilados. Orquídeas são bem diferentes da maioria das plantas que conhecemos
  4. Inspecione sua Orquídea com ocasionalmente para observar a existência de pragas. Lesmas, caracóis e formigas são muito comuns.

orquidea branca

orquidea amarela

 

Quer Aprender Tudo Sobre Orquídeas? 

manual como cuidar de orquideas plantas de interior

Acesse a Imagem e Confira Tudo o Que Encontrará no E-book

 

Gostou das Dicas do Artigo – Plantas de Interior – Cuidados e Escolha!? 

Então Deixe nos Comentários Qual é a Sua Planta Favorita e Inscreva-se no Canal!

 

  • VEJA TAMBÉM:

Precisando de Um Arquiteto?

Como Construir Uma Casa Barata

Os 10 Jardins Mais Bonitos do Mundo

 

Dicas Arquitetura
Seguir Dicas Arquitetura:

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura