Sustentabilidade Ambiental VS Engenharia Civil

É muito comum ouvirmos a expressão “Sustentabilidade Ambiental” em nosso dia a dia. Cada vez mais o número de pessoas preocupadas com o nossos planeta estão adotando ações que contribuem para ambiente sustentável e um futuro melhor para as gerações que virão.

earth-661447_960_720

Sustentabilidade Ambiental significa a manutenção do equilíbrio ao longo do tempo ou a capacidade de conseguir suprir a demanda das necessidades atuais, sem que afete as gerações futuras.

Ao contrário do que muitos pensam, a Sustentabilidade Ambiental não só está relacionada ao ambiente, mas sim aos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, com o objetivo de minimizar e não esgotar os recursos de nosso planeta.

Muito se discute sobre os impactos causados pela Engenharia Civil na Sustentabilidade Ambiental e que medidas podem ser tomadas para minimizar esse impacto e garantir a qualidade dos recursos explorados e sua reposição.

 

O Papel da Engenharia Civil na Sustentabilidade Ambiental

Este conceito pode e deve ser estudado e aplicado a qualquer tipo de projeto de construção, sejam pequenas casas populares ou construções de maior proporção.

construction-worker-569126_960_720

Muitos Engenheiros e Arquitetos buscam alternativas e tecnologias ecológicas para preservar o meio ambiente e poupar os recursos naturais, esse conceito é conhecido como Construção Sustentável.

A eficiência deste conceito está na aplicação das alternativas em qualquer projeto ou empreendimento, independente de tamanho,visando abranger os principais pilares da sustentabilidade que são:

  • Economicamente Viável
  • Socialmente justo
  • Ecologicamente Correto

 

O conceito de construção sustentável tem como base 5 conceitos essenciais:

1 – Projetos Bem Elaborados

Engenheiros Civis e Arquitetos elaboram projetos cujo objetivo é aproveitar de maneira mais eficiente os recursos disponíveis, como as características do terreno, da natureza e luz solar natural.

office-594132_960_720

2 – Redução da Poluição

Toda obra gera grandes quantidades de poluentes. A redução destes compostos pode ser feita pelo melhor aproveitamento dos materiais usados (reutilização) e também pelo uso de ferramentas e estruturas inteligentes (reutilizáveis ao invés de descartáveis).

smoke-258786_960_720

3 – Materiais Eco Sustentáveis

A utilização deste tipo de material é essencial para uma construção sustentável. Materiais reciclados como plástico, concreto (aproveitado de outras obras), madeiras de reflorestamento etc, são excelentes alternativas para aumentar a sustentabilidade em uma construção.

4 – Eficiência Energética

Construir de maneira sustentável não é a única alternativa de sustentabilidade. Manter as obras após construídas de maneira econômica é tão essencial quanto construir de maneira sustentável. Uma das alternativas para tornar isso possível é por meio da eficiência energética com o uso de equipamentos e eletrônicos econômicos, uso de energia solar etc.

Na manutenção, a redução de custos através da construção sustentável é ainda maior! Alguns exemplos simples:

solar-panel-918492_960_720

  • Sistemas de captação de água, além de baratos e simples do ponto de vista da Engenharia Civil, são uma valiosa fonte de água para uso geral, diminuindo bastante a conta de água.
  • Aquecedores solares posicionados no telhado proporcionam uma enorme economia de energia já que aproveitam o calor do sol (que é gratuito) para esquentar a água para o banho.
  • Janelas amplas, além de tornarem o ambiente mais agradável, também geram uma enorme economia de energia já que evitam que lâmpadas sejam acesas durante o dia.
  • Outro bom exemplo é o uso de eletrodomésticos mais econômicos. A diferença na conta de luz neste caso é gritante: uma geladeira velha e antiga pode consumir até 2 vezes mais energia que uma geladeira nova, sem contar as lâmpadas fluorescentes, que economizam até 80% de energia.

 

5 – Aproveitamento da Água

O patrimônio mais importante do planeta, a água, deveria ser usado com mais sabedoria. Uma das maneiras mais viáveis economicamente e ecologicamente para o uso da água é o reaproveitamento deste recurso. Tarefas domesticas como lavar o chão etc, não tem necessidade de utilizar água limpa.

drops-of-water-578897_960_720

Outra maneira de utilizar a água é por meio de captação por meio das chuvas e estocando-a em caixas d’água e cisternas.

A Redução do Impacto Ambiental

Impacto ambiental é uma mudança no meio ambiente que é causada graças à atividade do ser humano. Esse impacto representa um desequilíbrio ecológico, que provoca graves prejuízos no meio ambiente, muitas vezes irreversíveis.

A redução do impacto ambiental da construção civil, depende de uma enorme cadeia produtiva: extração de matérias-primas, produção e transporte de materiais e componentes, execução, práticas de uso e manutenção, e demolição após o final da vida útil – e, além dela, a destinação dos resíduos.

Cenário da Construção Civil e Conceito de Construção Sustentável

As cidades são as grandes responsáveis pelo consumo de materiais, água e energia, sendo assim razoável pensar que, em um futuro próximo, continuarão a produzir grandes impactos negativos sobre o meio natural.
Muitos destes impactos negativos são gerados pelo setor da construção civil, que responde por 40% do consumo mundial de energia e por 16% da água utilizada no mundo.

house-1450586_960_720

O que é Uma Construção Sustentável?

  1. Reduzir o impacto negativo das obras no meio ambiente
  2. Utilizar fontes de energia renováveis
  3. Plantar ou reflorestar sempre e onde for possível
  4. Melhorar a performance térmica dos edifícios para reduzir os custos com ar-condicionado e as emissões de CO2
  5. Reciclar materiais e estruturas após a utilização ou demolição
  6. Aproveitar a Luz e Ventilação Natural

O modelo de construção que utiliza eco materiais e soluções tecnológicas inteligentes, que promovem a redução de resíduos gerados pela construção, utiliza de forma inteligente e econômica água e energia e proporciona aos usuários um conforto e melhor aproveitamento das áreas.

A Solução Para Um Mundo Melhor

Ações que Garantem a Sustentabilidade Ambiental

environmental-protection-326923_960_720

  • Uso de Energia Renovável e Limpa (eólica, hidráulica e solar). Essas ações impedem o uso de recursos não renováveis e escassos na natureza e seu impacto ambiental é bem inferior.
  • Exploração de recursos vegetais controlado e o replantio para a reposição do recurso, para atender as necessidades futuras.
  • Reciclagem de resíduos sólidos.
  • Controle do uso de água (evitar desperdícios).
  • Reduzir o uso de recursos minerais tais como petróleo, carvão etc.
  • Sempre que possível trocar o automóvel por uma boa caminhada ou bicicleta. Caso não seja possível, opte por utilizar o transporte público esporadicamente.
  • Separar Resíduos orgânicos dos recicláveis.
  • Utilizar produtos ecológicos e biodegradáveis.
  • Consumir apenas o necessários, seja o que for.

Adotando estas atitudes sustentáveis, garante-se a sustentabilidade ambiental no médio e longo prazo para as futuras gerações. Também é mantido uma melhor qualidade de vida e a beleza de nossa natureza é preservada.

girl-535251_960_720

A Melhor Dica é: Vamos Deixar o Mudo Melhor do que Encontramos!

Vamos fazer um Acordo!? O que vamos fazer hoje para colaborarmos com a Sustentabilidade Ambiental?

 

Confira as Super Promoções de E-books da Construção e Decoração

ebooks

 

 Quer Receber Novos Conteúdos por E-mail? É Simples!

Toda semana um novo conteúdo estará disponível para os leitores que seguem nosso blog (é gratuito). Para seguir nosso blog, basta clicar na aba Siga O Dicas Arquitetura que fica no canto inferior direito de sua tela, colocar seu e-mail e EnviarPronto, você estará seguindo o Blog.

  • VEJA TAMBÉM:

Como Construir Uma Casa Barata

Como Investir em Imóveis

Dica para Autocad

Dicas Arquitetura
Seguir Dicas Arquitetura:

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura

Arquiteto e Autor do Dicas Arquitetura